ICFF 2017: Studio Marta Manente mostra criações em couro

Ação integra projeto Design na Pele, do Brazilian Leather

Publicado em 22 de maio de 2017 | 17:16 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

As criações em couro da designer gaúcha Marta Manente estão entre os lançamentos do time “ Made in Brasil” que apresenta a cultura nacional no ICFF 2017, evento que ocorre em Nova York, neste mês de maio. Os designers e estilistas que representam o Brasil no exterior participam do Projeto Design na Pele, integrante do Brazilian Leather.

De Milão para Roma, Nova Iorque e depois para outras cidades europeias, a designer Marta Manente leva seu design para diversas partes do mundo. Dona de um estilo próprio imprime em suas peças estilo sustentável e conceitual. Para a designer premiada, o desenvolvimento do projeto busca na singularidade dos detalhes em fios e retalhos do couro, a identidade da peça – valorizando e traduzindo toda a importância do ecofriendly e do trabalho manual, com textura, tom e composição nas suas mais belas formas.

Confira as peças criadas pela designer Marta Manente para o Design na Pele:

Balanço – Revoar
Um balanço para voar…
O projeto que é iniciado a partir de fios de couro, e com ele valorizamos o trabalho manual de diversas técnicas artesanais como: trança, cordão, corrente e franja. As correntes do balanço foram representadas de forma tridimensional com tranças de couro.

As franjas – Detalhe que está em voga na moda fashion e que faz o efeito visual no movimento do voo do balanço. O resultado é uma peça de design sofisticada. Um balanço indoor, criado como obra de arte única, por ser trançada a mão. Revoar teve estreia na mostra Be Brasil na Università Degli Studi di Milano durante a Semana de Design de Milão em abril deste ano. No próximo mês estará em mostra de design na Embaixada Brasileira em Roma.

Materiais utilizados: Multilaminado de madeira curvo, revestido com couro 0.8/1.2 natural – cor offwhite, acessórios em zamack dourado.

Dimensões:  L – 450 mm x P – 300 mm x A – 450 mm

Banco – Recanto
Qualquer canto cabe um banco, seja para sentar ou para apoiar.
Utilizamos da técnica artesanal de tranças, a partir de confortáveis fios de couro no recobrimento do assento. O trançado cria uma paginação tridimensional e proporciona total personalidade ao design da peça.

Assento: Multilaminado de madeira curvo, revestido com couro 0.8/1.2 batido – cor preto, pés de madeira natural.

Dimensões:
L – 420 mm x P – 420 mm x A – 500 mm


Coleção Free
Produzidas pela indústria BRV Móveis, a Coleção Free tem inspiração nas formas geométricas ousadas e texturas encontradas na natureza, revelando através das estruturas tubulares e do uso de painel compensado de madeira de pinus. Destaque de singularidade para os detalhes em couro natural, produzidos com cordão trançados a mão, fio a fio.
Nicho Prateleira, coleção Free by Marta ManenteA Designer
É diretora há mais de uma década do Studio Marta Manente Design e Assessoria, de Bento Gonçalves (RS), empresa que atua com assessorias de design de produto, marketing industrial e decoração de interiores – residencial e corporativo.

É formada em Tecnologia em Produção Moveleira com pós-graduação em Design de Produto com ênfase em Móveis pela (UCS – Universidade de Caxias do Sul). Atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordenone, na Itália, e de Caxias do Sul (RS).

Premiada no Objeto: Brasil em 2016 com exposição no museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Participou de exposições nas feiras internacionais: Isaloni em Milão e ICFF em Nova York de 2016, mostra Be Brasil na semana de Design de Milão em 2017.

É integrante do seleto grupo de designers brasileiros, que, através do Projeto Raiz – apoiado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do mobiliário de Bento Gonçalves), fomentam as exportações do serviço de design.

Nicho Prateleira, coleção Free by Marta Manente Dimensões: L – 330 mm x P – 280 mm x A – 680 mm

Crédito: Divulgação Studio Marta Manente

Coleção Free, mesa de centro. Design by Marta Manente

Coleção Free, mesa de centro. Design by Marta Manente Dimensões: L – 600 mm x P – 450 mm x A – 400 mm

O Projeto Raiz está no desenvolvimento da sua terceira edição, contando com a união de indústrias e designers para a produção de artigos usando o couro como matéria-prima predominante. Uma destas parcerias é entre BRV Móveis e Studio Marta Manente Design (ambos de Bento Gonçalves – RS), com o Cortume Krumenauer (Portão-RS).

O Projeto Brazilian Leather incentiva às exportações de couro brasileiro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).


Os comentários estão desativados.

eMobile