Cadeira Mia de Jader Almeida é premiada no Brasil Design Award 2017

Premiação é destinada aos profissionais que se destacaram no mercado nacional

Publicado em 23 de outubro de 2017 | 13:17 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A cadeira Mia, desenhada por Jader Almeida para Sollos foi premiada na categoria “Produto – Móveis”, no Brasil Design Award (BDA), organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), uma das mais relevantes premiações brasileiras de design.

O Brasil Design Award 2017 é um prêmio para selecionar os melhores projetos do mercado nacional. A premiação não aceita inscrições, os profissionais são indicados com base nos resultados das premiações nacionais e internacionais mais relevantes.Dessa forma, o prêmio reconhece e amplia a visibilidade e a capacidade criativa brasileira. Em 2017 foram consideradas 16 premiações, totalizando 254 projetos analisados e resultando em 32 finalistas e 19 vencedores.

A cadeira Mia  é dotada de proporções bem orquestradas de cheios e vazios; leveza e delicadeza das linhas; fluidez nas junções e nas torções, a precisão dos detalhes e na seleção de materiais, conferem à cadeira a capacidade de “vestir o corpo do usuário como uma prótese”, segundo o designer.

Divulgação

Sollos- Jader Almeida

Designer Jader Almeida

O móvel, apresentado ao mercado internacional durante a Semana de Design de Milão 2017, também recebeu o selo de vencedor do tradicional iF Design Award, prêmio alemão concedido pelo International Forum Design GmbH, conhecido como o “Oscar do Design”, além do Good Design Award em Chicago, EUA e do alemão Red Dot Design Award.

 

Jader Almeida

Jader Almeida nasceu em 1981, em Santa Catarina. Trabalhou para a empresa LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por conceituados arquitetos e designers, experiência que lhe possibilitou grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção.

Desde 2004, desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca catarinense Sollos.

Em 2013, entra na equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, o profissional segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países.

Atua também em projetos de arquitetura, desenvolvidos em seu escritório em Florianópolis, Santa Catarina.

“Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para a frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã”, declara Almeida.

Sollos

Desde 2004, sob a direção criativa de Jader Almeida, um dos mais reconhecidos designers brasileiros, a Sollos vem consolidando-se como uma indústria inovadora. Com mais de uma centena de itens na coleção, incluindo o mobiliário assinado por designers e arquitetos de renome internacional, a marca abrange todo o mercado brasileiro e segue expandindo as fronteiras internacionais, com distribuição em Londres, Paris, Hong Kong, Dubai, Chicago, Miami, entre outros.

Comandando as fábricas em Santa Catarina, no sul do país, Cláudio Frank investe continuamente em novos conceitos, tecnologias e processos produtivos para garantir a qualidade e a autenticidade de cada peça. O design é ferramenta estratégica, integrando toda a cadeia produtiva da Sollos, da seleção da matéria-prima ao relacionamento com o consumidor. Na indústria, equipamentos de última geração são aliados a técnicas artesanais para alcançar um resultado sofisticado e preciso.

– Cadeira Bossa é premiada no DW! Design Weekend

Atenta à preservação dos recursos naturais, a Sollos promove o uso racional das matérias-primas e o tratamento 100% dos resíduos de produção. A madeira provém de áreas de manejo sustentável e os componentes são de baixo impacto ambiental.

“Buscamos integrar o melhor da nossa cultura às referências internacionais, diz o diretor comercial da Sollos, Claudio Frank. Nos últimos 11 anos, a Sollos ampliou seu parque fabril, investiu em equipamentos, inovação, tecnologia, pesquisa e logística, introduziu novos materiais, promoveu lançamentos anuais, e seus produtos conquistaram os principais prêmios nacionais e internacionais do segmento, como museu da casa brasileira, IF Design Award, Red Dot Design Award e Good Design Award, levando o nome da indústria brasileira ao reconhecimento mundial.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook