Italínea comemora 20 anos com novidades

Marca trabalha na divulgação dos lançamentos recentes e na expansão para o mercado externo

Publicado em 6 de setembro de 2017 | 17:32 |Por: Gabriela de Lara

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A Italínea, uma das maiores redes de de lojas de móveis do Brasil, completou 20 anos de existência no dia 21 de julho. Com um parque fabril de 54 mil m², a empresa, que começou fabricando apenas móveis seriados para cozinha, hoje fabrica móveis planejados para todos os ambientes da casa, além de móveis corporativos, nos mais de 800 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil e América Latina.

O nome é uma homenagem à dona Italina, mãe do fundador da empresa, José Eugênio Farina. Foi em Farroupilha (RS) que se instaurou o primeiro parque fabril, devido ao aumento na produção hoje a fábrica fica em Bento Gonçalves (RS). Em 20 anos a empresa já produziu 26 milhões de peças, e quatro milhões e 700 mil peças sob medida, 70% dessa produção foi expedida no modelo de gestão Just in Time. Hoje

Ao longo dos anos, expandiu sua linha de produção com o objetivo de atingir todos os públicos das classes B- e C. O diretor operacional, José Antonio Mossmann, está na empresa há 15 anos, e lembra as dificuldades da marca em se estabelecer e ser reconhecida no mercado.

“Éramos desconhecidos e a dificuldade foi a de tornar a Italínea a maior rede de lojas de móveis planejados do Brasil”. Hoje, o desafio foi mais do que superado. A empresa é conhecida como uma das maiores em toda a América Latina e saiu das lojas multimarcas para explorar lojas exclusivas da marca. “Conseguimos nos manter jovem, madura e consciente, sabendo o que ela quer em termos de mercado e seguindo com foco e objetivos bem traçados em nosso mercado de atuação”, conta Mossmann.

Diferenciais
Para Mossmann, a empresa se destacou no mercado devido à variedade de opções do mobiliário e a forte atuação da área de vendas em toda a rede de lojas, além da qualificação e valorização dos profissionais envolvidos. “Esses fatores levam investidores a buscar a marca como possibilidade de negócio. Buscamos investidores que entendessem o sentido de parceria e tendo os mesmos objetivos”, assinala.

De acordo com o diretor, o diferencial da fabricante de móveis planejados é a preocupação com agilidade e qualidade dos produtos. As máquinas de alta tecnologia alemã e italiana presentes na fábrica demonstram isso mas, para Mossmann, o sucesso não está nos investimentos feitos. “Máquinas, equipamentos, lojistas, tudo é possível comprar. Mas as pessoas são o diferencial que a gente não compra e traz em um container. O diferencial está nas pessoas, investimos muito em gestão e qualificação das pessoas”, salienta.

Caravana
No início do mês de junho a Italínea lançou uma nova linha de produtos em todas as regiões de atuação. Uma grande ação de divulgação foi feita por todo o país e a equipe percorreu mais de 20 mil km em 30 dias de ação.

O objetivo do projeto foi atingir o maior número de pessoas. Durante a ação os lojistas poderiam levar seus gerentes, arquitetos e projetistas para conhecer os produtos. “Levamos as amostras dos lançamentos ao encontro de toda a nossa rede de lojas”, comenta o diretor. Passando por mais de 16 cidades, a caravana atingiu cerca de 1,5 mil pessoas, mostrando os lançamentos e aproximando ainda mais os lojistas da marca. Em menos de três meses, os lançamentos já podem ser encontrados em 100% dos pontos de venda.

Mercado externo
No momento a Italínea passa por um processo de troca de gestão dessa área com o foco é evoluir para novos mercados. “Buscamos ampliar e quebrar as fronteiras da América Latina e estamos trabalhando muito forte nisso”, revela o diretor. Para essa expansão, a marca reconhece que existem diversas dificuldades. Entre elas, a exigência do mercado por produtos diferenciados e adequados ao consumidor de cada país.

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“É entender melhor esse mercado externo e buscar conseguir atender o público diferente de um país como o Brasil, que tem como característica trabalhar com projetos planejados”, explica Mossmann. A empresa já atende grandes clientes presentes em toda a América Latina e, embora trabalhe para abrir possibilidades, o foco continua sendo o mercado interno. “A Italínea quer atuar em todos os mercados, mas hoje temos um cenário mais propicio ao mercado interno”, pontua.

Futuro
Mossmann vislumbra que o horizonte da Italínea é de continuar crescendo e trabalhando “para tornar a marca mais sólida, com credibilidade para o consumidor, lojistas e funcionários, além de crescer de forma sustentável, valorizando as pessoas e gerando cada vez mais empregos diretos e indiretos”, finaliza Mossmann.

Essa geração de empregos é importante para a marca, mesmo diante de um cenário atual de incertezas. Assim, a Italínea deseja dar melhores condições às comunidades nas quais estão inseridos, gerando uma grande quantidade de empregos. “A quantidade [de empregos] que geramos é imensurável, quanto mais crescemos mais empregos geramos. Esse é o sonho de qualquer empresário de qualquer grande empresa, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, finaliza Mossmann.


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