iSaloni 2016: profissionais apontam destaques do evento

Cozinhas ocultas, mistura de materiais, mescla de tonalidades de madeira e revestimentos imitando pedra são destaques na Eurocucina

Publicado em 14 de abril de 2016 | 16:14 |Por: Júlia Magalhães

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

O Salão Internacional do Móvel de Milão – iSaloni 2016, acontece entre os dias 12 e 17 de abril. Conhecida como a capital mundial do design, a cidade de Milão abriga a exposição que mostra as novidades das marcas mais renomadas de mobiliário, iluminação e design.

A jornalista Júlia Magalhães, que acompanha o evento, gravou várias entrevistas com especialistas para comentar os destaques da edição.

As designers Ana Paula Stringhetta e Silvia Pan destacam no Salão do Móvel 2016 os móveis multifuncionais. Um exemplo são mesas que podem ser usadas para apoio de laptop e refeições, usadas por uma ou duas pessoas. Chamou atenção das profissionais, as estantes versáteis desenvolvidas para ambientes pequenos, servindo para acomodar, entre outros itens, livros e objetos de decoração.

Elas notaram também a presença das cozinhas ocultas no mobiliário, perfeitas para ambientes compartilhados com salas, por exemplo. Abertura de armários substituindo o puxador por um sistema chanfrado, conferindo mais leveza e “limpeza” para o aspecto visual do móvel.

Intensidade do retrô, despontando em cores e texturas. Móveis escuros e tecidos claros com apelo para os tons pastel, além de acabamento e polimento impecáveis. Ana Paula e Silvia avaliam que a exposição serve de inspiração para se adaptar às características brasileiras.

As cores em tons pastel no mobiliário, tecidos, ambientes também chama atenção da arquiteta Patricia Cillo. Além, de móveis soltos para uso em qualquer ambiente, perfeito para se levar na mudança de imóvel. Quanto a Eurocucina, ela observa cores sóbrias, indo do branco ao preto, linhas retas e mistura de materiais (madeira x metal e revestimento sintético imitando mármore ou granito com textura diferenciada). Cozinhas escondidas atrás de portas do mobiliário, inclusive torneiras e eletrodomésticos. Tudo para valorizar o ambiente de estar.

A arquiteta Luciana Junqueira Degani destaca o investimento das marcas em revestimentos texturas diferentes em uma mesma gama de cores, além da contaminação moda e design de mobiliário. Sobre a Eurocucina, pontua a mistura de madeiras com diferentes tonalidades, tendendo para cores mais escuras. Revestimentos sintéticos com aparência de pedra natural. Diferentes tons de metais dando a cor da cozinha. A mistura de materiais é feita de acordo com as preferências do cliente. Tudo pode ser usado.

Selma de Sá Moreira – Arquiteta e coordenadora acadêmica da ABD que faz vários apontamentos bacanas sobre as tendências do iSaloni 2016. Vale a pena assistir.

Confira o vídeo que gravamos especialmente para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile