Imm Cologne convida Lucie Koldova a transformar Das Haus 2018

Jovem designer checa, de Praga, conhecida por seu toque extraordinário na concepção de luminárias e efeitos de iluminação, é a encarregada de fazer da mostra um estudo poético de luz

Publicado em 16 de novembro de 2017 | 17:19 |Por: Thiago das Mercês

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Para o sétimo ano consecutivo, a Imm Cologne – a conhecida feira de Colônia – convidou uma designer estrangeira a usar arquitetura, design de interiores e movelaria em uma casa simulada, para fazer uma declaração pessoal sobre a vida contemporânea na Das Haus. Na próxima edição da Imm Cologne, a instalação de aproximadamente 180 m², localizada no Hall 2.2 do segmento Pure, será construída e ajustada de acordo com as ideias da designer checa Lucie Koldova.

Divulgação Imm Cologne

Das Haus

Segundo o diretor criativo da Imm Cologne, as lâmpadas de Koldova têm a qualidade de um vidro que foi “soprado nos limites do que é tecnicamente possível”.

“Acompanhando o transatlântico ‘Haus’, de Todd Bracher, estamos retornando à Europa com Lucie Koldova e voltando nossa atenção para a República Tcheca, a casa magnífica do vidro”, revela o diretor criativo da Imm Cologne, Dick Spierenburg. “Nós ficamos, particularmente, impressionados com seus projetos de lâmpadas. Eles revelam uma combinação ideal de materiais, como madeira, latão e cobre, com a lustrosa qualidade de um vidro que foi soprado nos limites do que é tecnicamente possível. Eles são notáveis”, acrescenta.

O diretor criativo da Imm Cologne explica que, em 2018, a mostra está focando no tema da luz e enfatizando sua importância como um elemento de design criativo. “Com isso em mente, também queremos deixar nosso projeto de prestígio ‘Das Haus’ brilhar em uma luz especial, no verdadeiro sentido. E, como uma grande e talentosa designer de produtos de iluminação, Lucie Koldova é a pessoa perfeita para fazer isso”, afirma Spierenburg.

– Imm Cologne e LivingKitchen atingiram mais de 150 mil visitantes em 2017

O vidro boêmio, também conhecido como cristal da Boêmia, goza de uma reputação sem paralelo em todo o mundo. Em seus projetos, Lucie Koldova demonstra como essa tradição pode ser interpretada no estilo moderno e no mais alto padrão. Sua seleção como convidada de honra para o Das Haus, renomado evento de design altamente experimental, dá à designer da República Tcheca uma oportunidade única de realizar todo o potencial do design de interiores de uma estrutura por meio do uso da luz artificial e artística.

A luz de Koldova
O Das Haus 2018 será moldado, menos pelas paredes, mas mais por células de iluminação, em que a luz, aparecendo em várias formas e controlada de diferentes maneiras, não só marcará o espaço, mas, também, suportará sua função e um sentimento específico. “No meu ‘Haus’, a luz desempenhará o papel principal e os móveis irão completar os quartos, e não o contrário”, diz Lucie, resumindo as novas características de Das Haus em poucas palavras.

Divulgação Imm Cologne

Das Haus

Hoje com 34 anos, Lucie Koldova vive em Praga, após uma breve passagem por Paris

Ao criar diferentes modelos de luz e sentimentos de luz específicos de cada célula de iluminação, Koldova pode alcançar contradições visuais interessantes e a designer procura um equilíbrio em Das Haus.

“As pessoas, constantemente, balançam para frente e para trás entre seus sentimentos e humores. Em casa, elas devem se sentir equilibradas e recarregadas. Este é um lugar onde a luz pode ajudar”, diz Koldova. “Um espaço de vida ideal, portanto, oferece uma grande variedade de níveis de humor, porque seus quartos fecham o círculo entre as ideias em nosso mundo emocional e as demandas da vida real”, pontua.

Como resultado, cada quarto na Haus de Koldova pretende representar um certo sentimento e desempenhar um papel prático na vida cotidiana, a fim de satisfazer as necessidades individuais. Então, no coração de Lucie, por exemplo, uma sala de estar representa experiências compartilhadas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook