Híbridos e Multifuncionais “hackeia” mestres do design no IED São Paulo

Projeto criado pela Eucatex, Instituto Leo Madeiras e Instituto Europeu de Design homenageia mestres do design com “Hackeando os mestres”

Publicado em 4 de agosto de 2017 | 16:04 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O projeto Híbridos e Multifuncionais, ao perguntar “Qual a etapa anterior à descoberta?”, lança a primeira etapa da exposição Hackeando os Mestres, apresentando protótipos inspirados em grandes designers. A exposição será lançada durante o DW! Design Weekend 2017, como uma iniciativa da Eucatex, Leo Madeiras e Instituto Europeu de Design (IED).

O designer argentino-brasileiro Christian Ullmann, assina a curadoria e a direção projetual e de pesquisa. O holandês Gerrit Thomas Rietveld, criador da célebre cadeira Vermelha e Azul, inspirada em Mondrian, é uma das principais referências que pautaram o projeto. Le Corbusier, Max Bill, Enzo Mari e Michel Arnoult, com quem Christian desenvolveu projetos, são outros mestres “hackeados”.

– IED encerra comemorações de 50 anos no DW!

Ullmann, que é coordenador do Núcleo Exploratório de Design do IED São Paulo, cita que a proposta inicial era pensar o mobiliário residencial das próximas décadas olhando para os mestres dos últimos 100 anos. Para Ullmann a exposição é uma homenagem, mas ao mesmo tempo uma provocação “hackeando os mestres do passado em busca de respostas, a partir da abordagem do design”, revela. Segundo ele, há cerca de um século, artistas e pensadores estavam discutindo seu contexto, presente e futuro. Entre eles os neoplasticistas, defendendo a limpeza espacial, valorizando elementos mais puros e suas características.

O projeto
O Híbridos e Multifuncionais propõe pensar o mobiliário residencial do futuro, explorando novos materiais e modos construtivos com a versatilidade necessária para atender diferentes perfis de pessoas em pequenos espaços residenciais e comerciais. Combina design e inovação para o desenvolvimento de uma nova geração de mobiliário fabricado em chapa de MDF.

“Qual a etapa anterior da descoberta?” o projeto parte deste questionamento. E hoje entende-se que a resposta é a exploração pura, a procura de sinais, de elementos que, conectados, disparem novas formas de desenhar e produzir móveis.

Essa pesquisa exploratória recusa as respostas prontas, as falsas tendências, as certezas de prateleira, para investigar, identificar, diagnosticar, desenvolver, prototipar, testar, corrigir e finalmente lançar uma coleção de mobiliário que tire proveito de todas as características físicas do material utilizado.

Design e Consumo
Já no dia 09, o designer Christian Ullmann estará presente no 1º Encontro Eucatex Design e Consumo. Ele será um dos palestrantes sobre e falará sobre “Mobiliários híbridos e multifuncionais para pequenos espaços”. Já o designer Paulo Biacchi abordará como tema “O novo consumidor de design e a importância do design como ferramenta na indústria”. Já o gestor da DataMKT Construção, Newton Guimarães, falará sobre “A indústria da reforma e o mercado moveleiro”. O evento será realizado no Secovi SP.

Híbridos e Multifuncionais
Exposição:
Hackeando os Mestres
Data: de 8 a 18 de agosto
Horário: das 8h às 22h
Local: DW! 2017, Sede do IED – Higienópolis (SP), Rua Maranhão, 617

Híbridos e Multifuncionais apresenta hackeando os mestres


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook