Designers conquistam prêmios no Good Design Award 2017

Prêmio é reconhecido como o mais antigo e prestigiado para a excelência em design de todo o mundo

Publicado em 20 de dezembro de 2017 | 16:14 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O designer catarinense, Jader Almeida, com a poltrona Celine, e o designer Ronald Sasson, com o banco Boucle e a poltrona Yori, tiveram suas peças premiadas no Good Design Awards, que é considerado um dos principais prêmios internacionais da área, organizado pelo The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design em conjunto com a European Centre for Architecture, Art, Design and Urban Studies.

Fundado em Chicago em 1950, o Good Design continua sendo o programa mais antigo, prestigiado e reconhecido para a excelência no design em todo o mundo. A premiação destaca projetos inovadores que levam em conta a sustentabilidade, criatividade, posicionamento de marca, responsabilidade ambiental, fatores humanos e tecnologia utilizada para o desenvolvimento de produtos.

Divulgação Agência PACK

Poltrona Celina de Jader Almeida

Jader Almeida afirma que o pensamento na realização da poltrona, também foca na forma como se comunica com o seu entorno e com quem o observa

Jader Almeida

A poltrona Celine possui formas orgânicas que moldam a madeira do encosto e pronunciamentos laterais que apoiam os braços, onde naturalmente se adaptam ao corpo humano. Já o assento, que é estofado, também segue o mesmo desenho apresentando um jogo de curvas e uma precisa intersecção entre a estrutura de madeira e a parte estofada.

As formas diferenciadas são percebidas seja pelas linhas continuas que partem do espaldar até a base, pelas intersecções suaves e pelas soluções construtivas subjacentes em total harmonia com o conjunto. O resultado é um conjunto de linhas orgânicas e fluidas que continuam a gerar experiências ao ato de sentar no mobiliário.

“Ao pensar em uma poltrona, muitas vezes, nos vem à imagem do uso primário que é o sentar. No entanto, nós pensamos também, nas funções subjetivas do produto, como se comunica com o seu entorno e com quem o observa” explica Jader Almeida.Poltrona Celina de Jader Almeida Jader Almeida e Ronald Sasson conquistam prêmios no Good Design Award 2017

Divulgação

Jader Almeida e Ronald Sasson conquistam prêmios no Good Design Award 2017

Esse é o terceiro ano consecutivo que Sasson aparece na lista dos premiados da Good Design Award

Ronald Sasson

O banco Boucle foi inspirado nos movimentos de loop da natureza que são repetidos em vários movimentos naturais como rios, árvores e rochas. Feito em multicamadas de folhas de nogueiras com armação de metal embutida, o banco tem suporte em duas curvas que vão para cima e para baixo sem indicar o início ou o fim da peça, demonstrando uma das principais características de Sasson, a continuidade do desenho.

Poltrona Celina de Jader Almeida– Poltrona reciclada é desenvolvida

Já a poltrona Yori, que recebeu também o IF Design Award 2017, tem a base minimalista, bordas delicadas, e orgânicas. Feito de aço coberto com folheado de noz natural e estofado com linho natural, ela tem na simplicidade do desenho seu principal suporte. O Good Design Awards está na 67ª edição, sendo o mais antigo a reconhecer projetos inovadores e proporcionar maior consciência sobre o design contemporâneo.

Sergio Vergara

Good Design Award

Banco Boucle de Ronald Sasson

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile