Pesquisa diz que design interior da acomodação é mais importante para os brasileiros

Booking.com, em colaboração com o arquiteto Mário Santos, traz dicas para anfitriões que pretendem repaginar a aparência de suas casas para agradar aos viajantes

Publicado em 18 de maio de 2018 | 17:26 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Uma pesquisa do Booking.com indica que para 44% dos viajantes brasileiros, o design interior da acomodação de um lugar é mais importante que a vista do lado de fora. O levantamento também mostra que mais da metade dos viajantes do país (54%) dizem que já ficaram em acomodações em que eles não gostaram do design e três em 10 (31%) até mudaram para outro local depois de descobrir que a decoração não era a esperada.

O estudo da empresa foi feito com quase 19 mil viajantes do mundo todo e revela, também, que a experiência de um design de interior ruim estragou a diversão da viagem de um quarto (26%) dos viajantes brasileiros.

Alguns dos elementos principais que impedem os viajantes de escolherem uma acomodação são móveis com aparência feia ou desgastada (55%), pouco espaço (50%), iluminação ruim (45%), espaço cheio de coisas (42%) e cama pequena (42%).

Por outro lado, um bom design interior da acomodação pode criar uma experiência marcante para os viajantes, já que quase dois terços (58%) disseram que uma mobília agradável como sofá confortável e roupas de cama luxuosas estão entre os “pequenos detalhes” que fazem a diferença numa viagem.

Dicas de design interior da acomodação

Com a iniciativa de garantir um design interior da acomodação que possa atrair os hóspedes, a Booking.com, em parceria com o arquiteto Mário Santos dá dicas de como decorar o ambiente para alcançar o melhor impacto e agradar. A primeira estratégia, é de dar preferência à vocação local na hora de decorar os espaços. Cerâmica, cestaria, marcenaria, renda, tecelagem ou tapeçaria podem ser usadas para substituir objetos industriais comuns que podem facilmente ser encontrados em qualquer lugar.

Criar um conjunto de elementos visuais com móveis, objetos, adereços e principalmente boa iluminação, é importante de acordo com o profissional. Esse é um cenário onde a cama deve estar perfeitamente forrada com deliciosos edredons, lençóis e fartos travesseiros macios e brancos. No fundo, uma cabeceira interessante ou um belo painel de madeira podem contracenar com luminárias de cabeceira. “Isto vai estimular e inspirar fotos tiradas pelos viajantes no ambiente”, explica o especialista.

– Duratex leva a Coleção Viva para a edição de 2018 do Casa Cor Paraná

Segundo Santos, a primeira impressão é a que fica, então é preciso impactar o viajante, deixando-o surpreso já na sua chegada. No hall de entrada, uma opção é usar arranjos florais fartos misturados a frutas frescas da estação em diferentes vasos, potes e ânforas que traduzam a diversidade local. Espaços temáticos também podem despertar o interesse do viajante em escolher a acomodação pelas fotos exibidas nas plataformas e redes sociais em geral. “Descasque as paredes ou simule tijolos aparentes antigos, deixe as tubulações de fora e use pisos mais rústicos como placas cimentícias”, sugere o arquiteto.

Apostar em simples e charmosos móveis e objetos de design, segue a linha do “menos é mais”, auxiliando no design interior da acomodação de qualidade. “Você pode ir atrás de peças assinadas e iconográficas ou garimpar nos antiquários e brechós peças de mobiliário do século XX. Móveis com assinaturas podem transformar sua acomodação em um incrível local que desperta interesse, com estilo clean e minimalista, onde o menos é mais e o chique é ser simples”, comenta.

– Fábrica da Fibraplac recebe arquitetos da Mostra Elite Design 2018

Por fim, Santos salienta que o aconchego é medida ideal na idealização do design interior da acomodação. Usar madeiras ou amadeirados em móveis, paredes e piso é uma opção, já que esse tipo de material produz um efeito calmante e de aconchego. “Hoje existe uma grande gama de opções de pisos amadeirados de fácil instalação que pode transformar um ambiente frio em um ambiente acolhedor, mudando a cara e o clima sem nenhuma obra”, finaliza.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile