High Design Expo alavanca exportações do design brasileiro

Distribuidores e lojistas dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra iniciaram negociações para importação e licenciamento de peças brasileiras assinadas

Publicado em 11 de agosto de 2017 | 20:20 |Por: Thiago das Mercês

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Rodadas de negócios entre designers brasileiros e importadores convidados movimentaram o estande do Projeto Raiz de incentivo às exportações durante a High Design Home & Office Expo, realizada de 8 a 10 de agosto, em São Paulo. A iniciativa, promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), explora o potencial do design de móveis do País em regiões de interesse comercial, em especial nos mercados americano e europeu.

Foram convidados para essas negociações agentes dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra com especial interesse pelo design de móveis brasileiro, estabelecendo, assim, o primeiro contato para futuras negociações dos estúdios nesses países. São distribuidores e redes de varejo que puderam conhecer o trabalho autoral de estúdios participantes do projeto e expositores da feira. As reuniões foram realizadas em dois dias, totalizando mais de 60 rodadas.

– High Design Expo teve grande movimento em seu primeiro dia

A designer Marta Manente, do Studio Marta Manente, foi surpreendida pela efetividade das rodadas de negócios, que, segundo ela, foram as melhores já promovidas pelo Projeto Raiz. Isso se deve ao perfil dos importadores convidados e ao padrão de mobiliário buscado por eles. Nas reuniões com Marta, os agentes estrangeiros mostraram especial interesse por suas peças com estofamentos nobres, com o linho, e especialmente pelas madeiras brasileiras de origem certificada. “Foi o começo de negociações muito interessantes com a Inglaterra e com os Estados Unidos”, conta a designer.

Divulgação: High Design Expo

design de móveis

Foram cerca de 60 rodadas de negócios entre designers brasileiros, lojistas e distribuidores internacionais

Projeto Raiz
O Projeto Raiz surgiu há cinco anos, como um braço do Projeto Orchestra Brasil (criado em 2006), uma parceria entre o Sindmóveis e a Apex-Brasil voltada para a internacionalização da rede de fornecedores da indústria de móveis nacional. Em 2012, foi, então, introduzido o segmento de design, que, em 2014, recebeu o nome de Projeto Raiz, como resultado do Design Challenge, uma iniciativa desenvolvida com os estúdios na qual a finalidade era gerar experiência na criação de produtos com base na visão de uma equipe norte-americana.

O Projeto Raiz intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas e orienta o avanço da promoção e a entrada destes profissionais nos mercados prioritários com todo suporte individual.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook