Design do mobiliário brasileiro é tema de projeto da Abimóvel e IED Brasil

Projeto realiza exposições e palestras sobre o design contemporâneo do mobiliário brasileiro

Publicado em 1 de agosto de 2017 | 11:49 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Design Contemporâneo do Mobiliário Brasileiro é tema do evento realizado pela Associação Brasileira das Indústria de Mobiliário (Abimóvel) juntamente ao Instituto Europeo Di Design (IED Brasil) na Design Weekend em São Paulo (SP). O projeto apresenta três exposições de móveis de design, além de palestras que apresentam e debatem do design de móveis brasileiro.

Para o diretor-geral do IED Brasil, Victor Falasca Megido, nosso país tem uma grande tradição e distinção nos projetos de mobília. “Nossa força está nos materiais e, sobretudo, na criação. A cultura da cópia precisa chegar ao fim. Há enormes talentos entre profissionais consagrados e nomes das novas gerações. Ótimos exemplos dessa combinação podem ser vistos nas exposições e conteúdos apresentados no IED durante o DW!”, afirma.

A mostra pode ser conferida no pátio do IED de 8 a 18 de agosto. As exposições foram criadas especialmente para o DW! São Paulo Design Weekend. São elas: “Móvel Brasileiro Contemporâneo”, “Híbridos e Multifuncionais: Hackeando os Mestres” e “Protótipos da Casa”. Além disso, há uma programação com mesas de discussão e oficinas dedicadas ao tema marcadas para os dias 9 e 10 de agosto.

Identidade do móvel brasileiro
“Uma nova perspectiva na construção da identidade do móvel brasileiro” é o tema do painel dos designers Bruno Faucz e Roque Frizzo e os empreendedores Esther e Murilo Schattan, que debatem os caminhos para a construção da identidade do móvel brasileiro.

Veja os finalistas do Prêmio Top Móbile 2017 no segmento Fabricantes de Móveis

Os profissionais traçam as novas perspectivas de design autoral na indústria, levando em conta os consumidores, os fabricantes, os lojistas e os criadores. Tem parceria com as marcas Artefama, Ornare e Saccaro. “O design gera inovação e agrega valor aos produtos e pode ser o maior aliado da indústria, trazendo uma nova perspectiva na construção da identidade do móvel brasileiro”, afirma a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.

Divulgação Marta Manente

Marta Manente

A renomada designer Marta Manente fala sobre o design na indústria

Design industrial
Formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis, Marta Manente tratará sobre o “Processo Criativo do Design Industrial”. Tem grande experiência no mercado moveleiro, atendendo importantes players do Brasil e atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul (RS). Viaja o mundo em busca de tendências e novidades, traduzindo suas vivências em projetos e produtos viáveis para a indústria brasileira.

Inovação mais design
Marina Otte, designer da Butzke e professora universitária, Vanessa Lazzari, diretora de marketing do Grupo Lazzari, Claudio Muzzi, diretor estratégico de produtos na Flexform e Murilo Toporcov, diretor comercial da Informov compartilham suas visões no painel “Inovação + Design: aliados da indústria brasileira de móveis” e falam sobre a importância do design para o processo de inovação na indústria mobiliária brasileira. Tem parceria com as marcas Butzke, Grupo Lazzari Móveis e Flexform.

Visibilidade internacional
Por fim, o “Design Brasileiro visto de fora”, reúne jornalistas internacionais participantes do Projeto Imagem para comentar sobre suas visões do design de mobiliário brasileiro. “O móvel representa a principal vitrine para o design brasileiro, tanto no mercado nacional, quanto no internacional. Há muitas oportunidades e todas passam pelo design”, afirma Megido.

Conheça os finalistas do Prêmio Top Móbile 2017 no segmento Fornecedores da Indústria

A Abimóvel e a Apex Brasil levam cinco jornalistas internacionais dos Estados Unidos, América Latina e Europa, que participarão de uma conversa sobre o Design Contemporâneo do Mobiliário Brasileiro com o público com mediação de um jornalista representante da Online News Association (ONA).

Sustentabilidade e materiais
A programação também traz a questão dos materiais utilizados na produção de mobiliário. A ADP apresenta o painel “Design & Materiais”, na sexta-feira, 11 de agosto, a partir das 10h30, no auditório do IED São Paulo, com os temas “metal”, “vidro”, “tapeçaria”, “plástico” e “madeira”, em sessões de uma hora.

Durante a Feira Viva, no Parque da Água Branca, no sábado, 12 de agosto, às 15h30, Hugo França e seus convidados conversam sobre a “madeira, o diamante de um futuro próximo”, em mesa também organizada pela ADP, com o apoio institucional do IED e ênfase na sustentabilidade.

Design Contemporâneo do Mobiliário Brasileiro
Local: Auditório do IED São Paulo
Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Data: de 9 a 10 de agosto
Horário: 15h30 às 22h30
Inscrições: Gratuito, com vagas limitadas
www.abimovel.com/design


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook