Design brasileiro faz sucesso na Fuorisalone 2017

Cerca de 116 mil pessoas compareceram ao evento e negócios podem chegar a US$ 38,4 milhões nos próximos 12 meses

Publicado em 19 de abril de 2017 | 15:21 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O design brasileiro foi um dos principais destaques na 20ª edição do Fuorisalone durante a Semana do Design de Milão 2017. A exposição Be Brasil organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) aconteceu de 3 a 15 de abril, atingindo grande sucesso de público e mídia. Cerca de 116 mil pessoas visitaram a exposição na Università degli Studi de Milão, além dos seminários Be Brasil Talks.

O presidente da Apex-Brasil, embaixador Roberto Jaguaribe, destacou a importância do Brasil participar do evento. “Estar presente na Semana do Design de Milão é uma incrível oportunidade para promover no mundo do design internacional a riqueza, sofisticação, criatividade e sustentabilidade do design brasileiro”, afirma Jaguaribe.

Crédito: Divulgação

Semana Design Milao - Mesa Lateral Diamante final

Mesa Lateral Diamante

Durante a exposição, 60 representantes do design brasileiro reuniram-se com 15 empresas italianas durante as rodadas de negócios. O resultado parcial indica que os negócios podem chegar a US$ 38,4 milhões nos próximos 12 meses.

O designer e também palestrante do Be Brasil Talks, Sergio Mattos, comentou sobre as oportunidades que a exposição proporciona. “Ter a oportunidade de se envolver com a comunidade internacional do design aqui na Milan Design Week tem sido de valor incrível para mim como designer, tanto em termos de oportunidades comerciais, como pelo intercâmbio de experiências e o enriquecimento profissional”, revelou Mattos.

A exposição no FuoriSalone permitiu que designers brasileiros se integrassem com o mercado internacional e italiano, estabelecendo novas conexões de negócios e reforçando a visibilidade e o reconhecimento do design brasileiro.

O designer da Geo Luz & Cerâmica, Mauricio D’Avila, ressaltou as perspectivas comerciais para designers brasileiros e empresas presentes, geradas pela exposição. “A exposição constituiu uma oportunidade ideal para conhecer potenciais parceiros de negócios, com quem já conseguimos contratos e recebemos pedidos de novos produtos. O mercado italiano exige design único, exclusivo, feito sob medida e a cerâmica brasileira pode atender a essa necessidade de forma única”, destacou D´Avila.

Color Design da Lechler na Semana de Design de Milão

A fundadora e gerente do SaloneSatellite (iniciativa paralela ao Salone del Móbile), Marva Grifin Wilshire, falou a respeito da qualidade do design brasileiro em exibição. “O design brasileiro é um dos maiores colaboradores para a qualidade da dialética global do design, e eu sou apaixonada por ele há mais de 30 anos. Este ano, as inovações nos produtos exibidos no âmbito da exposição Be Brasil refletem maravilhosamente os valores centrais de criatividade e sustentabilidade inerentes ao design brasileiro – prestando uma maravilhosa homenagem a Oscar Niemeyer”, comentou Marva.

Algumas peças do design brasileiro apresentadas no Fuorisalone serão exibidas em toda a Itália ao longo do ano. A primeira exposição, intitulada Raiz, estará disponível a partir de 8 de junho na embaixada brasileira em Roma.

(com informações da assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile