Design assinado na Casa Cor Paraná

Especificadores da 21ª Casa Cor Paraná comentam importância do design assinado

Publicado em 7 de setembro de 2014 | 11:25 |Por: Júlia Magalhães

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

Grandes nomes do design brasileiro estão presentes na Casa Cor Paraná 2014 – que acontece até até 24 de outubro, no Cine Ribalta, em Curitiba. A 21ª edição da mostra de arquitetura e decoração apresenta ambientes exclusivos com peças assinadas por Aristeu Pires, Lucas Bond Schwartsburd, Cíntia Gomes, Fetiche Design e Marcelo Rosenbaum.

De fato, o design e a arquitetura brasileira estão, cada vez mais, em evidencia. Para as arquitetas Graciele Argenta e Lígia Drula é importante aliar designers e arquitetos. “Um anda junto com o outro. Para um projeto bacana tem que ter peças de referência, o que valoriza e torna mais apreciado pelas pessoas”, considera Lígia. “As pessoas buscam exclusividade e o design assinado deixa o ambiente ímpar. Mobiliário sofisticado e único é uma consequência dos novos projetos”, completa Graciele.

Marcelo Stammer

Casa Cor Paraná

Poltrona Monalisa, assinada pela designer Cíntia Gomes

As profissionais assinaram o ambiente Miniloft, que foi inspirado nos lofts novaiorquinos. A mescla do industrial com o rústico balizou o projeto, com uma roupagem contemporânea e prezando pelo aconchego e conforto. Contemporâneo, o ambiente conta com a poltrona Monalisa, assinada pela designer Cíntia Gomes, a estante Book Worm, de Ron Arad, a luminária Bourgie, de Ferruccio Laviani, os Gnomes e o mobiliário assinados por Phillipe Starck.

O design assinado traz o diferencial para cada projeto, além de agregar valor e personalidade, consideram as arquitetas Cristiane Maciel e Sony Luczyszyn. “Antes da criação, o designer faz um estudo e levanta vários aspectos sobre o produto a ser criado, desde ergonomia até a resistência do material a ser utilizado, sendo depois testados nos protótipos”, comenta Cristiane. Segundo ela, antigamente objetos com design assinado eram apenas para famílias com alto poder aquisitivo. Hoje o mercado já disponibiliza peças com excelente custo benefício sem pesar no bolso. “Aliar o talento dos designers e dos arquitetos é fundamental para um projeto 100% funcional e bem aproveitado. A união das expertises é garantia de um trabalho perfeito”, salienta Sony.

Leia mais:
Entrevista: Marina Nessi comenta sobre Casa Cor Paraná
Relembre exposição de Sérgio Rodrigues na Caixa Cultural
Aristeu Pires: “A madeira é o produto mais sustentável”

Gerson Lima

Casa Cor Paraná

Cadeiras Juliana, assinadas pelo designer Aristeu Pires

Pensando nisso as arquitetas criaram o Studio do Solteiro, em parceria com a Decormade Living – loja especializada em mobiliário de alto padrão e peças de design autoral – que forneceu o mobiliário solto, o espaço conta com as cadeiras Juliana, assinadas pelo designer Aristeu Pires. O ambiente contemporâneo reúne toda a funcionalidade dos pequenos espaços, com tons neutros mesclados com diferentes texturas e obras de arte.

A arquiteta Luciana Glock também apostou em peças assinadas para o Deck Náutico – ambiente que leva seu nome à mostra. No espaço estão as poltronas Escuna, com estrutura em alumínio e cordas náuticas, design da Interni. Destaque também para a poltrona Painho com encosto alto, desenhada por Fetiche Design e Marcelo Rosenbaum. Para ela, o design assinado remete a peça ao estilo de criar de um profissional referência.

Marcelo Stammer

Casa Cor Paraná

Poltrona Painho com encosto alto, desenhada por Fetiche Design e Marcelo Rosenbaum

“Utilizar opções nesse sentido traz toda uma carga histórica de criação, além de na maioria das vezes, despertar a atenção do público admirador. Adquirir peças assinadas também contribui para o trabalho do autor. Arquitetos possuem o conhecimento de interiores, mas os designers são muito mais focados nesse tipo de trabalho, além de estudarem a fundo o mobiliário. Uma profissão complementa a outra já que um belo projeto começa no exterior e finalizada nos pequenos detalhes do interior”, finaliza.

Confira mais fotos dos ambientes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook