Idosos buscam decoração contemporânea em suas residências

Idosos estão buscando profissionais de decoração para renovar suas casas e dar um ar mais moderno

Publicado em 13 de setembro de 2017 | 13:55 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A população idosa brasileira está crescendo e, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), daqui a 15 anos haverá mais idosos do que jovens no país. Atualmente já é possível ver o perfil que está sendo moldado, chamado de “nova terceira idade”. Os idosos estão mais ativos que nunca, mais livres, independentes, críticos e, quando se trata delas, ainda mais vaidosas. A partir disso vem o desejo de mudança de comportamento e também no modo da decoração para terceira idade.

Essa mudança de comportamento dos idosos se reflete de maneira muito forte em suas escolhas. A decoração para os idosos, por exemplo, é  no estilo contemporâneo, buscando remeter ao frescor de algo novo e entusiasmante. Ao contrário dos jovens que estão em busca do resgate do vintage.

Rodrigo Tozzi

Decoração para terceira idade - Apto São Bento

Idosos buscam profissionais de decoração para renovar suas casas

A designer Melina Mundim, especialista em projetos de decoração para terceira idade, detalha que “o público mais velho preza por um lar cheio de cores e vida. Esse perfil não costuma aderir ao vintage. Mesmo quando não falam, dão preferência para mobília mais atual, com mais frescor”.

De fato, o depoimento de sua cliente, Maria de Lourdes Freitas, de 70 anos, confirma esse desapego aos móveis antigos. “Muitos dos meus móveis me remetiam a lembranças não muito boas e por isso quis tudo novo. Além do mais, móveis novos proporcionam a sensação de vida nova”, afirma.

Maria de Lourdes é um típico exemplo da nova terceira idade. Ela faz pilates, caminhada, estuda inglês, sempre se encontra com as amigas para colocar o papo em dia, gosta de cozinha e, apesar de viajar muito, gosta mesmo é de ficar em casa curtindo sua residência com decoração contemporânea, idealizada por Melina.

Decoração contemporânea é composta pela mistura de estilos

“A casa interfere muito nossa mente. Se ela está bacana, a mente da gente fica bacana. Minha residência está com mais vida. Pura ostentação! A renovação ajudou na sua organização, fiquei mais disposta, mais feliz, promove uma sensação de bem-estar. Hoje tenho prazer de ficar lá”, declara.

Rodrigo Tozzi

Decoração para terceira idade - Apto São Bento

Aposentada Maria de Lourdes optou pela decoração contemporânea, ela faz parte da “nova terceira idade”.

Para Melina, o mais marcante nos projetos com decoração para terceira idade é justamente a alegria do ambiente, que também está estampada em Maria de Lourdes. “A confiança que esse tipo de cliente tem no nosso trabalho é algo maravilhoso. É um cliente já que tem bagagem de vida e isso se transmite dentro de casa. A decoração fica com mais personalidade”, salienta a profissional.

A designer conta porque as cores na decoração para a terceira idade é uma excelente opção: “Imagino que a preferência pela quantidade de cor dentro de casa se dê pelo fato de que quando vamos envelhecendo a percepção das cores diminui, então, essa mistura é sempre bem-vinda para o olhar”.
Não há proibições na decoração para a terceira idade, mas é necessário estar atento para alguns cuidados.

“Tapetes são permitidos, porém, é bom colocar antiderrapante. As coisas de uso diário sempre devem estar à mão para o cliente não precisar subir em escadas ou banquinhos. Sofás de living na sala são melhores para a coluna por serem menos profundos”, detalha Melina.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook