Artefama lança linha de móveis no estilo industrial

Coleção une elementos como madeira rústica reflorestada, tubos metálicos e acabamentos simplificados

Publicado em 6 de setembro de 2017 | 14:46 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Linha Lumber é o mais novo lançamento da fabricante de móveis em madeira maciça Artefama. Desenvolvida pelo designer Emerson Borges, a novidade apresenta o conceito do estilo industrial. Fabricado com madeira rústica reflorestada, tem a presença de tubos metálicos, acabamentos simplificados e elementos estruturais expostos que compõem a estética do produto final.

O estilo de decoração industrial, segundo Borges, é um resgate dos princípios desenvolvidos na escola de artes Bauhaus, fundada em 1919 na cidade alemã Weimar, por Walter Gropius. A Bauhaus unificou o ensino de artes como a pintura, arquitetura, escultura e o design industrial, sendo considerada uma das instituições mais importantes para essas áreas.

Linha Artefama - design industrial - Estante Lumber“A inspiração básica é a Bauhaus/modernismo, somado a geração de novas necessidades em função da redução de espaços, da cultura do baixo consumo, de um anseio por parte do consumidor de despojamento e praticidade”, pontua o designer.

– Como usar o estilo industrial

O estilo vem de uma tendência minimalista de decoração, no qual tudo o que era considerado supérfluo, era retirado do produto. A base do industrial era o uso do mínimo de material possível e isso levou ao resgate de materiais e técnicas produtivas da indústria metalmecânica.

“Na década de 30, as pesquisas de uso de tubos industriais levou a geração de vários produtos que hoje são clássicos do design. A proposta era democratizar o acesso a produtos bem desenvolvidos, tendo como lema a ‘forma segue a função’ e de que ‘menos era mais’. Esta linguagem permeou o design e a arquitetura gerando exemplos de soluções que funcionam como balizadores até hoje”, explica Borges.

Para ele, o industrial vai além de um estilo. É uma linguagem que usa até o limite da redução dos elementos naturais e funcionais de um produto. Ou seja, são elementos que refletem o minimalismo por meio do uso de materiais e técnicas simples de produção, buscando um resultado estético e prático em que a função se sobrepõe e dita a forma.

estante Artefama - design industrialBorges detalha que as peças da linha Lumber, da Artefama, têm um estilo despojado, limpo e leve, e que por isso normalmente atrai as pessoas mais jovens. Além disso, as peças têm um custo mais acessível. Também ressalta que nada impede que outros públicos, inclusive os mais velhos, adotem produtos com esta configuração, já que é extremamente adaptável a qualquer decoração. “Por ser um estilo que usa o mínimo de materiais, chama a atenção dos consumidores preocupados com o uso de recursos naturais de um modo geral”, observa.

As peças com estilo industrial desenvolvidas para a Artefama podem ser incorporadas em qualquer ambiente e depende sempre do tom que o profissional de decoração deseja passar para o espaço e dos valores estéticos do consumidor. “Não existem limitações/estilo correto de mobiliários em um ambiente com estilo industrial, pois seus conceitos básicos se adaptam como solução de peças para qualquer ambiente. Tudo depende da criatividade do profissional que cria em interpretar as necessidades funcionais de cada peça de mobiliário através desta ótica construtiva, compondo assim, ambientes integrados”, detalha Borges.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook