iSaloni: arquitetos contam suas impressões sobre edição de 2017

Realizada entre os dias 4 e 9 de abril, feira apresentou as principais novidades e tendências em tecnologia, cores, design e iluminação

Publicado em 18 de Abril de 2017 | 15:54 |Por: Paulinne Giffhorn

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Na primeira semana de abril foi realizado, em Milão, na Itália, um dos maiores eventos para apresentar tendências em decoração e design no mundo – o Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni). Ao longo dos seis dias de exposição, profissionais puderam conferir as novidades expostas e explorar as tendências do setor – como e o que será usado em tecnologia, cores, design e iluminação. Os arquitetos Renata Pisani, Nelson Machado e Alexandre Weiss, do escritório Machado & Weiss, e Carolina e Guto Biazzetto, do EB Arquitetura, visitaram a feira e contam as principais novidades vistas.

Artesanal e colorido
Atualmente morando na cidade que sedia o evento, os arquitetos Carolina e Guto Biazetto visitam a feira há 10 anos. De acordo com os profissionais, foi possível encontrar uma tendência étnica remanescente, com materiais naturais e muita cor. “Móveis, estrutura, prateleiras, tudo muito fino. O máximo que o material permitir. A madeira clara e rústica, assim como em 2016, ainda está em alta. Muito com cara de artesanal e pouco com cara de industrial”, comenta Biazzetto.

Segundo eles, as cores foram diversificadas, mas o verde, cor do ano 2017 eleita pela Pantone, e o couro laranja foram os mais vistos pelos arquitetos. “Na parte da Euroluce, além de tudo ser LED, praticamente todos os expositores apresentaram produtos interativos, comandados por smartphones e tablets. Releitura de lustres antigos, transformando em obras de arte contemporânea, também foi muito usada por empresas que trabalham com vidro e cristal”, complementa Carolina.

Metais, porcelanato e couro no mobiliário

Divulgação

Arquitetos - iSaloni

Os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado direto de Milão

Pela segunda vez visitando a feira de Milão, os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado só não conseguiram visitar dois dos 22 pavilhões. No geral, viram tudo relacionado a design, peças, complementos, mobiliário. “Conseguimos observar muita coisa bacana e muitas ideias boas, que vamos conseguir aplicar nos nossos projetos como referências vindas da feira. Nosso objetivo foi conhecer de perto as tendências para utilizar desde já, no decorrer deste ano”, destaca Weiss.

O uso do metal nos mobiliários está entre as tendências que mais chamaram a atenção dos profissionais. “O material está presente nos móveis, como chapas metálicas, prateleiras de metal, estruturas metálicas diversas e muita mistura de metal com marcenaria. Vimos estantes, armários em metal, no geral com muita leveza, e espessuras bem finas”, complementa Machado.

Outra referência que chamou a atenção foram as aplicações de porcelanato em tampos de mesas e revestimentos de armários. O porcelanato extrafino aplicado como sobretampo em móveis foi uma das novidades, e uso de tecido e de couro no mobiliário é outro destaque.

Tonalidades e inspiração
A arquiteta Renata Pisani conta que entre as novidades que mais chamaram a sua atenção foram as cartelas de cores com as tonalidades de azuis, verde e o havana (caramelo em composições com o cinza). Já nos tecidos, o destaque está nos linhos de trama bem aberta presentes nos estofados e o couro revestindo os móveis. “A composições de diversas mesas de centro em tamanhos variados e tampo marmorizado, o mármore Sahara Noir da Tunísia, o uso de espelhos de paredes arredondados, e o dourado presente na base do mobiliário”, comenta.

– Lançamento High Design

Renata enfatiza que essa experiência se traduz em inspiração, amadurecimento técnico e profissional, e enriquecimento cultural que agrega muito valor no desenvolvimento do projeto, além de voltar com ainda mais vontade de fazer sempre o melhor e com excelência, como fazem as grandes marcas que admira e a inspiram. “Estar em um evento deste porte é muito importante, pois lá são lançadas as tendências mundiais das marcas mais importantes do segmento”, complementa.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile