Dicas para aumentar a sensação de amplitude em pequenos espaços

AkzoNobel Tintas Decorativas elaborou táticas para tornar ambientes mais agradáveis, dando uma sensação de amplificação

Publicado em 10 de junho de 2017 | 17:23 |Por: Gabriel Belo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Dona da marca Coral, a AkzoNobel Tintas Decorativas listou uma série de “truques” que auxiliam na sensação de um maior espaço interno em ambientes. As dicas envolvem escolha de cores, intensidade da luz, posicionamento de móveis, espelhos e outros. Confira, abaixo, a lista preparada pela AkzoNobel.

1 – Em matéria de amplitude, o branco é a cor mais recomendada para dar personalidade ao décor. Nesse sentido, neutros mornos (tons de branco, cinza, marrom, bege…) ou texturas em tonalidades claras são uma pedida. O espaço fica visualmente mais leve, acolhedor e espaçoso.

Divulgação

AkzoNobel Tintas

Parede com cor forte em meio a um ambiente “neutro”, o que causa destaque

2 – De modo geral, tonalidades frias, como branco-perolado e cinza-claro, ampliam visualmente o recinto, enquanto tons escuros criam uma atmosfera intimista.

3 – Destacar uma das paredes com uma cor mais forte dá profundidade ao ambiente.

4 – Espaços pequenos, como banheiros, combinam com cores brilhantes. O segredo é escolher tons abertos que refletem a luz em vez de absorvê-la, como verde-água, azul esverdeado e verde-mar. Essas nuances não apenas ajudam a refletir a luz natural, mas também a distribuir a artificial, suavizando sombras. Outra ideia é contrabalancear as cores brilhantes com uma paleta de neutros: branco, ardósia, cinza-claro.

5 – A maneira mais fácil de fazer um espaço pequeno parecer maior é deixar entrar a maior quantidade possível de luz. O Decora Luz & Espaço, da Coral, é um aliado de peso. A tinta especial conta em sua composição com partículas que refletem duas vezes mais a luz do ambiente.

–  Empresa marcou presença na Fimma Brasil 2017

6 – Faixas horizontais são bastante eficientes para fazer um espaço apertado parecer mais folgado. Um bom truque é usar tinta colorida na parede até 10 cm abaixo do teto e, depois, pintar de branco. Essa faixa extra de tinta branca dá a ilusão de esticar a altura do teto visualmente, fazendo com que a sala pareça mais alta. Tons azuis esverdeados profundos formam bons pares com brancos nítidos.

Divulgação

AkzoNobel Tintas

Linhas verticais, que auxiliam na sensação de uma maior altura para o imóvel/ambiente

7 – No caso de teto baixo, linhas verticais criam a impressão de mais altura. E, para esse visual alongado e fluido, o ideal é que a cor escolhida seja mais clara que a da parede.

8 – Num recinto estreito, a sugestão é aplicar um tom escuro nas paredes baixas e um claro nas paredes longas. Pintar de cor vibrante um arco ou uma forma geométrica entre prateleiras ajuda a desviar o olhar de áreas apertadas e a criar pontos focais bacanas.

9 – No caso de um corredor longo e estreito, a parede de destaque faz toda a diferença. Uma cor escura em uma das extremidades direciona o olhar e faz com que o espaço pareça menos esticado. Para um visual dramático, nada como um vermelho fechado.

10 – Carpintaria bem planejada é essencial. Armários e prateleiras em lugares inusitados – embaixo da escada, por exemplo –, além de caixas empilháveis, cestos de vime, etc., livram o chão, organizam o dia a dia e dão a impressão de espaço maior.

Divulgação

AkzoNobel Tintas

Móveis e paredes combinando tonalidades. Efeito dá a impressão de organização e uniformidade

11 – Móveis e paredes em tonalidades semelhantes causam a impressão de um recinto mais aberto e uniforme. Os elementos se misturam, em vez de sobressaírem. Isso cria um espaço calmo, organizado que parece maior do que realmente é.

12 – Outra possibilidade é deixar carpintaria e molduras em tons mais escuros que os das paredes. Esse contraste destaca a estrutura arquitetônica e dá a impressão de que as paredes recuaram um pouco. Carpintaria em cinza-escuro e paredes em cinza-claro conferem um ar sofisticado.

13 – Para fechar, espelho grande. Ele cria a ilusão de uma janela, dobrando o espaço, e ainda reflete luz ao redor do quarto.

Para ajudar na escolha das cores, a Coral disponibiliza o decorador virtual Coral Visualizer, que, por meio da realidade aumentada, simula a aplicação dos tons no ambiente do usuário em tempo real. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

(com informações de assessoria)


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook