Múltiplas tendências do iSaloni 2018 apontam para diversidade cultural

Diversidade de tendências apontam para o retorno do clássico, integração de matérias-primas e valorização de técnicas artesanais

Publicado em 23 de abril de 2018 | 14:19 |Por: Luis Antônio Hangai

O Salão do Móvel de Milão, que teve início no dia 17 de abril e terminou ontem (22), é reconhecido como o principal radar em design de móveis e arquitetura de interiores a nível mundial. Neste ano, as tendências do iSaloni 2018 apontaram para uma multiplicidade de caminhos que atravessam temas como retorno ao clássico, tactilidade, exploração de matérias-primas e técnicas artesanais.

A pluralidade de propostas não passou despercebida pela organização do evento, aliás, foi celebrada. A curadora do SaloneSatellite, Marva Griffin, chegou a afirmar a importância de não haver uma tendência unilateral em design de mobiliário, sendo isso um sinal da diversidade crescente das identidades culturais que convergem para Milão ano após ano.

Design Brasileiro marca presença no iSaloni

“Não existe uma abordagem única, mas muitas abordagens de design diferentes, se não radicalmente diferentes. Na verdade, pode-se tentar um jogo de palavras, no sentido de que a falta de uma tendência bem definida deve ser vista como a tendência principal. A menos que estejamos muito enganados, é justo dizer que esta é uma observação cada vez mais frequente na última década – apesar das inúmeras tentativas de criar novos ‘ismos’ sobre as coisas, isso simplesmente não aconteceu. Tem havido muitas e variadas abordagens de estilo em 2018, do organicismo ao retorno ao clássico, uma busca pela pureza ou fantasia e, dentro de cada vertente diferente, há designers dos mais diversos contextos culturais e geográficos”, apontou Marva.

Divulgação iSaloni

tendências do isaloni 2018

Diversidade de matérias-primas e apelo às sensações táteis constituíram parte das tendências do Salão do Móvel de Milão

Mais do que a celebração da multitude criativa, a organização do iSaloni comemorou também os resultados obtidos da sua 57ª edição. Ao todo foram contabilizados cerca de 435 mil visitantes de 188 diferentes nações, um crescimento de 26% se comparado com o evento de 2017 e de 17% em relação a 2016, ano das últimas edições das exposições bienais com foco em cozinha (EuroCucina) e banheiros (International Bathroom Exhibition). Ao todo a feira internacional reuniu 1.841 expositores, sendo que 27% são de outros 33 países além da Itália.

“Ao longo dos últimos dias temos testemunhado o melhor em criatividade, produtos e capacidade de inovação e narração, mostrados com todo o poder evocativo e encantamento da teatralidade. Isso significa que agora estamos prontos para começar a pensar na próxima edição, com um comprometimento ainda maior em manter nossa reconhecida liderança de identidade e valores e em responder às demandas comerciais e de mercado”, comentou o presidente do iSaloni, Claudio Luti.

Destaques em tendências do iSaloni 2018

Apesar da multiplicidade cultural que caracterizou as tendências do iSaloni 2018, alguns padrões foram detectados no conjunto das peças expostas. A primeira delas é a releitura de mobiliário clássico, com reedições cada vez mais frequentes de produtos que marcaram época e até hoje são estudadas por profissionais do ramo como, por exemplo, o Society Table, projetado por Arne Jacobsen em 1952, e o Markelius, criado pelo sueco Sven Markelius em 1930, ambas relançadas por marcas escandinavas. Essa tendência segue a onda mundial de reutilização de objetos retrô, tais como discos de vinil e câmeras fotográficas Polaroid.

Divulgação iSaloni

Tendências do iSaloni 2018

Society Table, peça criada nos anos 1950, foi revisitada no iSaloni 2018

Em segundo lugar entre as tendências do iSaloni 2018 está o apelo às sensações táteis provocadas pelo emprego de diferentes materiais e, consequentemente, texturas. Além da madeira, outras matérias-primas como vidro, cerâmica, tecidos, couro e rochas se agrupam, muitas vezes em peças únicas, na concepção de projetos com foco em estética.

Outra tendência em destaque no Salão do Móvel de Milão é o resgate de técnicas artesanais e a roupagem ao estilo de marcenaria para os móveis. Expositoras brasileiras, atentas a esta recuperação do ofício manual, apresentaram peças inspiradas em marcenaria de alto padrão durante a feira. “A abordagem maximalista de hoje para o design exige detalhes, acabamentos e processos de alta qualidade, com mármores raros”, destacou Marva Griffin.

Interprint realiza evento para convidados durante Design Week em Milão

A multinacional alemã recebeu seus convidados para essa celebração no La Terrazza di Via Palestro, na Itália

Publicado em 19 de abril de 2018 | 17:56 |Por: Ricardo Heidegger

O tradicional evento da Interprint em Milão, que ocorre durante a Design Week realizado todo ano na mesma semana do iSaloni, reuniu os talentos da cena do design e da arquitetura, além de executivos, convidados especiais e jornalistas de todo o mundo. A partir da realização no Brasil, a semana de design partiu para a turnê mundial, sendo promovida nas demais unidades da multinacional, em países como Polônia, Rússia e China. A multinacional alemã recebeu convidados no La Terrazza di Via Palestro.

Com esse posicionamento, a marca inovou mais uma vez ao lançar em 2018, um novo conceito de evento voltado à tendência, a Interprint Design Week, que teve sua estreia no Brasil no final de fevereiro. A marca é considerada uma das principais referências em design e inovação no mundo, não apenas no segmento de papéis decorativos para móveis e decorações, sendo uma das maiores em design de decors.

Divulgação Interprint

Interprint em Milão

Lourdes Manzanares, diretora da Interprint do Brasil, com o designer Maurizio Burrato, do design team da multinacional, e jornalistas italianos na Cocktail Party durante a Milan Design Week

A diretora comercial e de marketing da Interprint do Brasil, Lourdes Manzanares, conta que o projeto da Design Week da empresa nasceu na unidade brasileira. “O grupo considerou o formato tão pertinente e inovador que decidiu estendê-lo globalmente”, revela. “A Interprint é uma marca reconhecida mundialmente como referência em design. Pensamos, desta forma, em conceber um evento completo para nossos clientes nesta área, que ganhou relevância mundial”, revela.

Para realizar as exclusivas apresentações da Interprint em Milão, a marca trouxe ao Brasil o designer italiano Maurizio Burrato, do time de design global da marca. Realizado no Brasil pouco antes da Semana de Design de Milão, o marco ficou pelo lançamento oficial para a América Latina do prestigiado Six Pack 2018 da Interprint. Ele consiste nos aguardados padrões-chaves, que se condensam em seis padrões de decoração.

– Indústria moveleira brasileira marca presença no iSaloni

O profissional também trouxe um preview do que é destaque agora em Milão no que diz respeito as cores, revestimentos, texturas, materiais e conceitos entre os expositores do Salone Internazionale del Mobile. Além disso, apresentou um workshop com madeiras brasileiras que poderão vir a ser incorporadas às coleções futuras da Interprint, em termos mundiais. “O que oferecemos aqui na Interprint Design Week, para o público da América Latina, é certamente muito mais que inspiração, mas sim a precisa ideia do que será tendência em Milão, em cor, textura e materiais”, enfatiza Burrato.

(com informações de assessoria)

Indústria moveleira brasileira marca presença no iSaloni

Exposição começa hoje (17) e segue até o dia 22 de abril com a participação da indústria moveleira brasileira

Publicado em 17 de abril de 2018 | 7:00 |Por: Ricardo Heidegger

O design de móveis brasileiro marca presença no iSaloni. A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizam uma importante etapa do Projeto Brazilian Furniture no Salone del Mobile Milano, na Itália.

A exposição, considerada uma das mais importantes do mundo, ocorre entre os dias 17 e 22 de abril e terá a participação da indústria moveleira brasileira, com empresas que integram o projeto. São esperados cerca de 300 mil visitantes e participantes de 165 países, que poderão conferir novidades e projetos de valor de 2 mil expositores.

A missão comercial tem o objetivo de desenvolver e prospectar ainda mais a indústria brasileira de móveis, por meio de ações de inteligência, contatos com o mercado europeu e apresentar perspectiva de excelentes negócios. As participações no iSaloni 2018 ficam por conta de Anna Scotta, do Grupo Lazzari Móveis; Moora Mobília Brasileira, do Grupo Artefama; Uultis, do Grupo Herval; e Tora Brasil.

Divulgação iSaloni

Salão do Móvel de Milão 2018 e Indústria Moveleira

iSaloni começa amanhã (17) e termina no domingo, dia 22 de abril

A ação tem o intuito de fomentar a competitividade da indústria moveleira por meio do design, também levando a comitiva de onze empresas brasileiras, a Móveis Albatroz, Möbler/Belaflex, Caemmun Movelaria, Colibri, Combinare, DJ Móveis, Nicioli Móveis, Mempra Design, Molufan Estofados, Cristais São Marcos e Takei Estofados.

Uma agenda de relacionamento com compradores e veículos de comunicação internacionais está programada de forma a ampliar a participação do setor moveleiro no mercado internacional, além de visitas técnicas guiadas e workshops em instituições de referência em design, inovação, sustentabilidade e mercado.

Indústria moveleira brasileira no iSaloni

A diretora executiva da Abimóvel, Cândida Maria Cervieri, salienta que este ano a associação, em parceria com a Apex, organizou a missão de 15 empresas brasileiras com o objetivo de promover o acesso da indústria moveleira às principais tendências de mercado e de relacionamento com compradores internacionais. “Organizamos também uma agenda com o Instituto Europeu de Design, o Consulado Brasileiro em Milão e um grupo de empresas expoentes do design internacional”, salienta a diretora.

Divulgação Abimóvel

Abimóvel e Indústria Moveleira

Presidente da Abimóvel, Daniel Lutz

Para o presidente da Abimóvel, Daniel Lutz, a participação das empresas brasileiras em mais uma edição do iSaloni é uma conquista. “Sou um grande apoiador do Projeto Brazilian Furniture e percebo, como entidade, destacando também a parceria da Apex-Brasil, que missões comerciais como esta são fundamentais para a internacionalização da indústria moveleira”, comenta. Confira as novidades das empresas durante a feira.

Anna Scotta do Grupo Lazzari Móveis

Inspirada pela construção da personalidade feminina, a coleção abandona os adereços tradicionais e apresenta novas referências visuais para serem atribuídas a esse gênero.

Os produtos se apresentam em desenhos despidos, de planos puros e grande sinergia entre si, criando uma linha multifacetada para o décor moderno. De acordo com a empresa, a atual celebração à mulher vem do seu equilíbrio de forças e da sua autopercepção, fatores traduzidos em objetos sincronizáveis entre si e com o entorno através de seus contrastes e sutilezas.

As combinações entre o metal, a madeira, os tecidos e o couro refletem diferentes possibilidades para mesas, aparadores, buffets, objetos e cadeiras. Ainda de acordo com a marca, o uso contido e primoroso das matérias-primas reforça a personalidade das peças, convidando o usuário a perceber que cada uma é única em sua pluralidade.

Moora Mobília Brasileira

Artefama Móveis é o grande pilar de sustentação da Moora Mobília Brasileira, uma empresa que conseguiu rejuvenescer sem desrespeitar suas raízes, fazendo com que a tradição do passado fique em perfeita harmonia com a criatividade e o design do presente. A Moora oferece ao mercado nacional e internacional toda a riqueza e brasilidade dos melhores nomes do design da atualidade, com a garantia da produção sustentável da sua Artefama.

– Design de móveis brasileiro marca presença na Semana de Design de Milão

Um projeto idealizado pelo superintendente comercial do Grupo Artefama, arquiteto e designer, Angelo Duvoisin, que conta também com a criatividade de produtos assinados por nomes como Zanini de Zanine, Bruno Faucz, Bernardo Senna, Rejane Carvalho Leite, Leonardo Lattavo, Pedro Moog, Luciana Martins, Gerson de Oliveira, Richard Gohr e Maurício Arruda.

Tora Brasil

A Tora Brasil é uma empresa brasileira de mobiliário de madeira maciça certificada com design exclusivo. No mercado desde 2003, a marca nasceu quando Cristiano Ribeiro do Valle foi viver na Amazônia e visualizou o potencial que a madeira oferecia. Com características únicas de textura e forma, suas peças possuem individualidade, trazendo um toque particular e natural aos ambientes, sejam eles projetos residenciais ou corporativos.

Divulgação iSalone

Indústria Moveleira

Cerca de 300 mil visitantes e participantes de 165 países são esperados na celebração da feira em Milão

Uultis do Grupo Herval

A Uultis é uma marca que parte da premissa de um design brasileiro contemporâneo, cheio de bossa e originalidade, valorizando o olhar, a inspiração estética e os materiais que valorizam a brasilidade dentro da indústria moveleira. De acordo com a marca, o grupo tem um design que ao mesmo tempo em que é brasileiro, é também muito universal, sintonizado com as referências e anseios das principais metrópoles globais.

– iSaloni começa nesta terça-feira homenageando a capital do design

Ainda de acordo com a marca, a empresa vem fazendo sucesso fora do Brasil, com suas coleções integrando a curadoria de lojas importantes em diversas partes do mundo, de Miami ao Panamá. Além disso, a marca vem sendo selecionada para expor nos principais eventos da indústria moveleira e design do mundo, como o High Point Market, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e, agora, Milão.

(com informações de assessoria)

iSaloni começa nesta terça-feira homenageando a capital do design

Salão do Móvel de Milão segue até domingo (22) com perspectiva de atrair mais de 300 mil visitantes

Publicado em 16 de abril de 2018 | 14:28 |Por: Luis Antônio Hangai

O Salão do Móvel de Milão, que começa nesta terça-feira (17) e segue até domingo (22), chega à 57ª edição envolto em ares de renovação e com a proposta de aprofundar a já bem estabelecida relação com a cidade sede. Como a organização do evento apontou neste ano de 2018 no primeiro manifesto publicado em toda a sua história, a ideia é desenvolver o iSaloni não apenas como uma grande feira de negócios, mas uma experiência global de criatividade e um panorama sobre tendências e inovação em mobiliário, visando fazer dessas características os principais atrativos da capital mundial do design.

“É por isso que o Salone continua evoluindo e consolidando suas ligações com Milão. O primeiro manifesto é um compromisso de continuar a se esforçar para fazer o melhor e é um convite para Milão, a cidade no centro de tudo, onde tudo começou, para manter sua rede, para continuar crescendo e construindo o poder do Salone e consolidar o papel da cidade como ‘o lugar para se estar’ entre as marcas líderes, seus projetos e seus recursos humanos e financeiros”, enfatizou o presidente do Salão do Móvel, Claudio Luti.

– Rio+Design comemora dez participações na iSaloni

Desde 1961, quando foi realizada a primeira edição do Salão do Móvel, as conexões entre a feira e a cidade italiana maturaram a ponto de se tornarem praticamente indivisíveis. O prefeito de Milão, Giuseppe Sala, chegou a dizer que o evento “é uma marca milanesa distinta. Muito mais do que apenas uma exposição de móveis, o Salone é um evento internacional, um laboratório de experimentação e pesquisa, um ponto de encontro e uma vitrine para novos negócios – uma nomeação imperdível para designers e arquitetos que apresentam, estudam e definem tendências todos os anos, com um foco crescente na sustentabilidade. Em outras palavras, o Salone é a melhor expressão do espírito de iniciativa, jovem, concreto e visionário de Milão”.

Divulgação iSaloni

Salão do Móvel de Milão em 2018 reunirá mais de 2 mil expositores, com expectativa de atrair cerca de 300 mil visitantes

Mais de 2 mil marcas irão expor no Salão do Móvel de Milão

Para a edição deste ano já estão preparadas mais de duas mil marcas expositoras, sendo que 22% delas são internacionais, em um espaço de aproximadamente 200 mil metros quadrados no tradicional centro de exposições Rho Pero, com visitação estimada em torno de 300 mil pessoas. O horário de funcionamento é das 9h30 às 18h30 (horário local).

Além do próprio Salão do Móvel de Milão, outros eventos ocorrerão em paralelo à feira de design, como as bianuais EuroCucina e a International Bathroom Exhibition, exposições de mobiliário e ambientes de cozinha e banheiros, respectivamente. Haverá também o Salone Satellite, cuja proposta é apresentar ao mundo o que jovens de até 35 anos estão apresentando em termos de inovação de mobiliário.

O tema do Salone Satellite deste ano é o design da América Latina e da África, ou como o também chamado “design emergente”. Os brasileiros Humberto e Fernando Campana ficaram encarregados da curadoria dos móveis latino-americanos, enquanto que os produtos africanos ficaram sobre a tutela do franco-marroquino Hicham Lahlou.

Divulgação Uultis

Expositoras brasileiras irão apresentar produtos com aspecto artesanais feitos em madeira maciça

O Brasil em Milão

O Brasil estará presente no Salão do Móvel de Milão não apenas com visitantes e parte do tema do Salone Satellite, mas também com empresas expositoras. As marcas de alto padrão da Artefama, Lazzari Móveis e Herval Móveis (respectivamente Moora, Anna Scotta e Uultis), além da Tora Brasil, irão apresentar peças com aspecto artesanal, produzidas em madeira nobre e maciça, com o intuito de colocar o melhor do mobiliário e matéria-prima brasileira na vitrine internacional de Milão.

Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto Brazilian Furniture, montaram uma comitiva de 18 empresas do setor moveleiro nacional para prestigiar o evento.

A mostra Be Brasil, composta por 65 profissionais e empresas, será realizada durante a Semana de Design de Milão, que ocorre simultaneamente ao Salão do Móvel. A exposição se destaca no tema sustentabilidade e na apresentação de produtos criados a partir da heterogeneidade de matérias-primas. Organizada pela Apex-Brasil, a mostra neste ano irá homenagear nomes como Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer, além de apresentar projetos criativos com enfoque em cadeiras e mesas.

Marta Manente exibe poltrona Flor no iSaloni

Poltrona Flor de Marta Manente estará na exposição “O Sentar Brasileiro” organizada pelo Projeto Raiz

Publicado em 16 de abril de 2018 | 9:47 |Por: Ricardo Heidegger

Pelo terceiro ano consecutivo, a designer gaúcha Marta Manente estará presente na Semana de Design de Milão, que acontece durante o iSaloni, de 17 a 22 de abril. A profissional estará apresentando na exposição de design de móveis brasileiro “O Sentar do Brasileiro” da mostra Be Brasil, a mais recente criação para, a poltrona Flor. A apresentação terá abertura exclusiva para imprensa no dia 16 de abril das 17h às 20h.

Marta Manente é formada em tecnologia em produção moveleira e pós-graduada em design de produto, com ênfase em móveis. Tem experiência de 20 anos no mercado moveleiro, atendendo importantes players do Brasil. É participante do seleto grupo de designers brasileiros que representam o país no exterior, o Projeto Raiz. Seus projetos estiveram expostos em mostras de design em Roma, Paris e Estocolmo.

A novidade do design de móveis brasileiro é feminina, delicada, prática e com estilo e marca registrada da designer gaúcha. A poltrona do Studio Marta Manete Design possui linhas sinuosas traduzindo a essência de bem-estar à peça. Com pés giratórios, sua vista lateral remete a pétala de uma flor. Os detalhes em madeira natural emolduram os braços que imprimem personalidade única no desenho, conferindo conforto à poltrona. O resultado desta peça é a alma brasileira quando se expressa em forma de design e poesia. A poltrona Flor após Milão seguirá para exposição do Projeto Raiz na semana de design de Londres em outubro de 2018.

– América Móveis apresenta lançamentos com assinatura de grandes designers

As informações técnicas do produto, consistem nas dimensões de 0,80 m x 0,66 m x 0,65 m, uma estrutura em madeira natural de tauari, madeira de cor clara característica dentro do design de móveis brasileiro. O encosto é revestido com lâmina natural de madeira de cinamomo, possuindo pés giratórios e estofamento em linho natural, com palha natural hexagonal o que caracteriza a poltrona.

(com informações de assessoria)

América Móveis apresenta lançamentos com assinatura de grandes designers

Criações assinadas por importantes nomes do design de móveis nacional integram a linha 2018 da empresa e começam a chegar às lojas

Publicado em 10 de abril de 2018 | 15:59 |Por: Ricardo Heidegger

A América Móveis, marca mineira com cinco décadas de atuação no setor moveleiro, apresenta para o mercado um grande número de lançamentos em sua linha 2018. No total, são 46 novas peças com a assinatura de importantes nomes do design de móveis brasileiro. Os profissionais que assinam os projetos são Jayme Bernardo, Arthur Casas, José Zanine Caldas, Zanini de Zanine, Rodrigo Ohtake, Estúdio Mula Preta, Simone Coste, Giorgo Bonaguro, Porfirio Valladares, Richard Gohr, Matheus Martins e Fantástico Estúdio, além de peças de fabricação própria do Estúdio América.

Divulgação América Móveis

Design de móveis brasileiro

Escrivaninha, peça de Arthur Casas

De acordo com o diretor industrial da marca, Luciano Motta Lopes, ousadia é a palavra que define a nova coleção de que exibe o melhor do design de móveis brasileiro. “Estamos trazendo um grande número de móveis, que impressionam pelo design inovador e grandes medidas. Tais características fazem parte do novo posicionamento e conceito da empresa no mercado”, afirma o diretor.

Divulgação América Móveis

Design de móveis brasileiro

Mesinhas Auxiliares, de Zanini de Zanine

Os lançamentos da linha 2018 também são marcados por peças com traços minimalistas, com alto brilho e variedade de tecidos, além da presença de muita estrutura metálica e madeira. De acordo com a empresa, um dos itens que predomina é o pau ferro, que remonta a uma atmosfera vintage, perfeita para encher os ambientes de charme e aconchego no período outono-inverno. Entre os novos produtos estão poltronas, sofás, mesas, aparadores, buffets, racks, escrivaninhas, carrinhos, bancos, cadeiras, entre outros, que começam a chegar às lojas de todo o Brasil.

Divulgação América Móveis

Design de móveis brasileiro

Mesa de Centro, por Porfirio Valladares

Indústria América Móveis
A fábrica, fundada em 1967, está localizada em Perdões, no Estado de Minas Gerais e possui uma ampla estrutura industrial de 13 mil metros quadrados de área construída, onde atuam profissionais altamente capacitados e que contam com uma impecável estrutura industrial e social.

– Design brasileiro marca presença no Salão do Móvel de Milão

Além disso, a América Móveis possuí um amplo showroom em Belo Horizonte. Com cinco décadas de atuação direta no mercado de móveis, a empresa se tornou referência em móveis de design brasileiro, com foco em qualidade e sofisticação.

(com informações de assessoria)

Design brasileiro marca presença no Salão do Móvel de Milão

Mostra Be Brasil, que ocorre em evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão, apresentará destaques do design nacional contemporâneo

Publicado em 6 de abril de 2018 | 17:44 |Por: Luis Antônio Hangai

Entre os dias 17 e 22 de abril ocorre o Salão do Móvel de Milão (iSaloni), reconhecidamente o mais prestigiado evento de design e mobiliário do mundo. Designers brasileiros já garantiram participação como expositores na feira, reunidos na mostra Be Brasil: ao todo 65 profissionais e empresas ocuparão um espaço exclusivo, na Via Maroncelli 14, onde destacarão os diferenciais competitivos do móvel nacional.

A exposição será realizada dentro da Semana de Design de Milão, que integra o rol de eventos paralelos do Salão do Móvel de Milão. Com a organização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a mostra brasileira irá apresentar criações no segmento de mobiliário, design de produto, objetos de decoração, iluminação, revestimentos e rochas ornamentais, apontando tendências em criatividade, inovação e sustentabilidade.

Rio+Design comemora dez participações na iSaloni

Segundo o gerente de projetos em design e mobiliário da Apex-Brasil, Emanuel Figueira, a mostra faz parte de uma estratégia de internacionalização do móvel brasileiro e de consolidação de produtos com maior valore agregado e diferenciais competitivos a partir do design, não apenas no aspecto da estética, mas também da funcionalidade e até na redução de custos.

Destaco a heterogeneidade da nossa identidade cultural: o mobiliário brasileiro varia bastante de acordo com a região em que é produzido

“Alguns dos nossos principais diferenciais são a sustentabilidade (a produção nacional é praticamente 100% de madeira reflorestada), a inovação e a capacidade de criar produtos a partir de diversas matérias-primas. Destaco também a heterogeneidade da nossa identidade cultural: o mobiliário brasileiro varia bastante de acordo com a região em que é produzido. Os produtos do setor moveleiro do Rio Grande do Sul contam com forte influência italiana, enquanto que em Santa Catarina predomina o design alemão, por exemplo”, diz Figueira.

 

Divulgação Apex-Brasil

Poltrona LOV, de autoria de Carlos Alcantarino, resgata a popular cadeira de balanço, móvel que habita o imaginário na casa brasileira de antigamente

Design brasileiro no Salão do Móvel de Milão

A Be Brasil terá como um dos enfoques o tema “Mestres Modernos Brasileiros”, que apresentará criações de design de mobiliário desde os anos 1940. Com uma configuração museológica, estarão expostas peças de Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer, além de destaques contemporâneos como Gustavo Martini, Gisela Simas e Jader Almeida. Somado a isso haverá a mostra “Sergio Rodrigues e a Itália”.

Além da homenagem aos clássicos, o espaço brasileiro no Salão do Móvel de Milão também apresentará a exposição “Do Contemporâneo ao Hoje”, constituída por várias mostras diferentes. Uma delas é “O Sentar do Brasileiro”, com a curadoria de Ethel Leon. Serão apresentadas as múltiplas maneiras de sentar, ou seja, a relação entre as pessoas e assentos como bancos, cadeiras, sofás e poltronas, bem como a funcionalidade cultural destas peças no que diz respeito ao trabalho, religião, descanso ou celebração. O visitante poderá apreciar obras de artistas como Jader Almeida e Guto Indio da Costa.

iSaloni publica primeiro “manifesto” em 57 anos

Já a mostra “Mesa Brasileira” consistirá na montagem de uma mesa cenográfica apresentando objetos de menor dimensão, com obras de fabricantes como a St. James e do designer Leandro Garcia. Também serão realizas as mostras “Luminárias”, um espaço para fabricantes e designers brasileiros de luminárias, e a “Nossa Casa”, que apresenta uma visão do design brasileiro contemporâneo com ênfase na inovação.

Divulgação iSaloni

Hall de entrada e recepção do último Salão do Móvel de Milão, realizado em abril de 2017

Sobre a Semana de Design de Milão do iSaloni

Cerca de 300 mil visitantes, oriundos de mais de 165 países, estão previstos para a edição de 2018 da Semana de Design de Milão. De acordo com a Apex-Brasil, “a presença brasileira na cidade italiana insere-se na estratégia global de reposicionamento internacional da indústria de mobiliário brasileira, com ênfase nos atributos diferenciadores de competitividade, especialmente aqueles relacionados à sustentabilidade, inovação, origem de matérias primas, talento e criatividade nacionais.”

Para organizar o espaço brasileiro na cidade italiana, a Apex-Brasil conta com a parceria do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), do Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos no Estado de São Paulo (Sindividro), da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e da Associação Nacional Fabricantes Cerâmicas Revestimento (Anfacer).

Guardian apresenta soluções em espelhos e vidros para decoração

Produtos se inspiram nas principais tendências da arquitetura de interiores, como minimalismo, amplitude, design arrojado e integração entre o rústico, industrial e moderno

Publicado em 29 de março de 2018 | 15:39 |Por: Ricardo Heidegger

O design de interiores fornece inúmeras possibilidades de aplicação, tipos e características que o tornam um recurso versátil, agregando modernidade e elegância a diversos projetos, seja para integrar ambientes, dar amplitude aos espaços ou valorizar a luminosidade natural. Nesse sentido, a Guardian Glass, fabricante de “float” (vidro comum) e produtos e soluções de valor agregado, lança a linha InGlass, gama de produtos como espelhos e vidros para decoração.

Fazem parte da linha o Espelho Guardian e os vidros DecoCristal, DiamondGuard, Box Espelhado, Vidros Refletivos, SatinDeco, UltraClear e Vidros Grossos, que oferecem variedades de cores, texturas, espessuras e resistência mecânica, proporcionando uma maior versatilidade de utilização.

“Reunimos os espelhos e vidros para decoração da companhia em uma única linha, chamada InGlass. O conceito desta linha já é utlizado pela Guardian Glass em outros países, e agora estamos alinhando as estratégias para o mercado local com soluções que atendem às principais tendências do segmento de arquitetura e design de interiores”, conta o diretor de marketing da Guardian, Renato Sivieri.

– Fibraplac amplia relacionamento no lançamento de mostruário

Entre as principais tendências citadas por Sivieri estão o minimalismo, transparência e design, utilizando mais vidros nos ambientes, com menos estruturas metálicas e poluição visual, a integração entre os estilos rústico, industrial e moderno, especialmente com a utilização de vidros refletivos e coloridos, que ajudam a combinar os elementos e trazem aos ambientes um ar de sofisticação. Além disso, a sensação de amplitude, com a aplicação de espelhos e vidros refletivos em espaços menores, e o design moderno, em que o vidro brinca com a luz do ambiente e proporciona sofisticação com soluções de design mais clean e elegantes.

Linhas de espelhos e vidros para decoração

Entre as soluções em espelhos e vidros para decoração da InGlass, a marca apresenta o Espelho Guardian. Segundo a empresa, ele conquistou posição de liderança no mercado de arquitetura e decoração de interiores por diversos atributos. É um espelho ecologicamente correto e reconhecido por sua reflexão perfeita e alta resistência a oxidação. É ideal para qualquer espaço interior, paredes decorativas, salas, dormitórios, banheiros, entre outros, e reflete com perfeição trabalhos de arte, esculturas e amplia os ambientes.

Divulgação Guardian Glass

Espelhos e vidros para decoração

Guardian oferece aos clientes um certificado de 10 anos de garantia no Espelho Guardian

O produto está disponível nas cores prata, bronze, fumê e acetinado, nas espessuras de 3 mm, 4 mm, 5 mm e 6 mm e nas medidas 2,20/2,40 m x 3,21 m, além do tamanho jumbo (6 m x 3,21 m) para aplicações personalizadas. A Guardian Glass, inclusive, oferece aos clientes um certificado de 10 anos de garantia e um selo holográfico comprovando sua autenticidade.

A DecoCristal, outra solução em espelhos e vidros para decoração, é um vidro laqueado, pintado em um dos lados com acabamento envernizado. Por ser brilhante e altamente refletivo, permite um toque especial em superfícies decorativas e pode ser cortado, lapidado, bisotado e perfurado. Permite aplicações sem juntas e é fácil de limpar, está disponível em chapas com espessura de 4 mm e dimensões de 2,20 m x 3,21 m. É ideal para revestimento de parede, móveis, tampos, divisórias, entre outras aplicações. Além de item de decoração, pode ser usado como lousa para escritório.

Divulgação Guardian Glass

Espelhos e vidros para decoração

DecoCristal está disponível em chapas com espessura de 4 mm e dimensões de 2,20 x 3,21 m

A DiamondGuard, é dez vezes mais resistente a riscos do que os vidros comuns, mantém as superfícies bonitas por muito mais tempo e é ideal para atender projetos diferenciados. Possui uma ampla gama de aplicações, como tampos de mesas, balcões, prateleiras, mobiliário e divisórias, e pode ser cortado, lapidado, perfurado e pintado. Está disponível nas espessuras 4, 6, 10, 12, 15 e 19 mm.

O Box Espelhado é inspirado nas tendências, possibilitando um novo estilo de decoração ao banheiro graças ao efeito espelhado, que confere mais modernidade e amplia o ambiente. Com espessuras de 8 a 10 mm, pode ser temperado, laminado e curvado. Com ampla variedade de cores, os Vidros Refletivos dão um toque especial a projetos de decoração ou de mobiliário, pois ampliam e conferem mais sofisticação aos ambientes. Produzidos com alta tecnologia, garantem maior uniformidade da cor e um acabamento impecável. Oferecem inúmeras opções de espessura e dimensões.

Divulgação Guardian Glass

Espelhos e vidros para decoração

DiamondGuard, outra novidade em espelhos e vidros para decoração, está disponível nas espessuras 4, 6, 10, 12, 15 e 19 mm

O SatinDeco é ideal para boxes de banheiro, portas, paredes, divisórias, vitrines e instalações, o SatinDeco é o vidro acidado que oferece uma mistura de elegância, privacidade e luminosidade. O processo exclusivo de acidação, que evita manchas com o toque das mãos, faz dele uma solução extraordinária em vidro, com um acabamento requintado e suave. Trata-se de um vidro translúcido e incolor disponível em chapas com dimensões de 2,20 x 3,21 m e 2,40 x 3,21 m e espessuras de 4, 6, 8 e 10 mm.

– Arquitetas dão dicas de harmonização na decoração da cozinha

O UltraClear é o produto ideal para que busca total transparência e neutralidade da cor. Fabricado com um menor teor de ferro, o produto possui uma coloração menos esverdeada do que o vidro comum. Ideal para portas, móveis, vitrines, divisórias, guarda-corpos e aplicações decorativas, o UltraClear deixa o projeto com um visual mais clean e minimalista. Por fim, os Vidros Grossos trazem mais modernidade para os ambientes, cada vez mais presentes na decoração, em tampos de mesa e mobiliário em geral. Disponíveis nas espessuras de 12, 15 ou 19 mm, o produto possui qualidade excepcional e são os mais claros do mercado.

(com informações de assessoria)

Fibraplac amplia relacionamento no lançamento de mostruário

Novidades da marca foram apresentadas no coquetel de boas-vindas que a fabricante de painéis

Publicado em 28 de março de 2018 | 17:51 |Por: Ricardo Heidegger

A Fibraplac apresentou na noite de ontem o novo mostruário para arquitetos da Casa Cor Rio Grande do Sul. O box foi elaborado para facilitar o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos com produtos da marca e, segundo a empresa, encantou os arquitetos presentes no coquetel de boas-vindas que a fabricante de painéis ofereceu no Hotel Master Premium Cosmopolitan, em Porto Alegre.

Divulgação Fibraplac

Fibraplac

Guilherme Medaglia, apresentou o novo mostruário de produtos, dando boas-vindas aos convidados presentes

“O novo box chega em primeira mão para esses importantes profissionais, pois entendemos que eles são especificadores de diversos acabamentos, incluindo painéis de madeira e atuam em parceria com marcenarias renomadas no estado”, comenta o coordenador de marketing da Fibraplac, Guilherme Medaglia.

“Diferente da tradicional pasta que tem amostras menores e fixas, o box oferece a possibilidade de interagir com os produtos, auxiliando na criação de combinações com maior facilidade”, diz o profissional, que ainda reforçou no final da apresentação o compromisso da Fibraplac em oferecer ao mercado painéis diferenciados e com grande aceitação do consumidor.

– Fibraplac promove evento para arquitetos da Casa Cor RS 2018

A Casa Cor Rio Grande do Sul 2018 conta com os principais profissionais do segmento e proporcionou a troca de informações sobre tendência, design e decoração. Pelo segundo ano consecutivo a Fibraplac é a patrocinadora oficial e fornecedora de painéis de MDF e MDP do evento gaúcho.

(com informações de assessoria)

Fibraplac promove evento para arquitetos da Casa Cor RS 2018

Evento acontece no dia 27 de março, no Hotel Master Premium Cosmopolitan

Publicado em 23 de março de 2018 | 17:08 |Por: Ricardo Heidegger

No dia 27 de março, a Fibraplac irá reunir arquitetos da Casa Cor RS 2018 para um coquetel de lançamento do novo catálogo de produtos. A empresa, pertencente a Grupo Isdra, é especializada na produção de painéis de madeira. Durante o evento, os convidados terão a oportunidade de conhecer melhor os padrões e conversar sobre as tendências de decoração e ideias de projetos para a exposição. O encontro ocorre na Sala Elis Regina, do Hotel Master Premium Cosmopolitan, na rua Félix da Cunha, 712.

Neste ano, a Fibraplac é a patrocinadora oficial da Casa Cor RS, que é considerada uma das maiores e mais completas exposições de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Nesta edição, a mostra ocorrerá em seis residências da Rua Carlos Uber, no bairro Três Figueiras. De acordo com a empresa, o foco é sempre direcionado em trabalhar para intensificar suas expertises e deixar seu portfólio cada vez mais completo. A partir disso, desenvolver produtos diferenciados e de qualidade, que possam sempre atender o público alvo, que abrange arquitetos, design de interiores, decoradores, marceneiros e revendas.

– Arquitetas dão dicas de harmonização na decoração da cozinha

Localizada na cidade de Glorinha, no Rio Grande do Sul, a Fibraplac possui equipe comercial em estados estratégicos do Brasil, além de países da América do Sul. Os investimentos em pesquisas e novas tecnologias garantem produtos diferenciados, que atendem aos mais exigentes padrões de qualidade.

Tour pela fábrica da Fibraplac

Com o objetivo de aproximar cada vez mais do seu público alvo, a Fibraplac realiza mensalmente um tour com profissionais da arquitetura, decoração e design de interiores para conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido na fábrica da empresa, em Glorinha. No dia 28 de março, é a vez dos arquitetos da Casa Cor RS 2018 acompanhar o processo de produção dos painéis, além dos padrões, que vão do clássico ao contemporâneo.

Divulgação Fibraplac

Fibraplac

No dia 28 de março, os arquitetos da Casa Cor RS 2018 irão participar do tour da Fibraplac em Glorinha para acompanhar o processo de produção dos padrões da marca

Os investimentos em pesquisas e novas tecnologias garantem produtos diferenciados que atendem aos mais exigentes padrões de qualidade. Segundo a marca, ao longo do ano são produzidos cerca de 600 mil metros cúbicos de MDF e 800 mil metros cúbicos de MDP, tornando a empresa uma das mais modernas do setor moveleiro do país.

(com informações de assessoria)


eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook