[lifestyle] Os caminhos que o catàlogo IKEA nos revela

Desde que moro na Itàlia recebo, nas primeiras semanas apòs as fèrias de Agosto, em casa, o maior catàlogo em unidades do mundo (220 milhòes de còpias) da IKEA e sua nova coleçào de mobiliàrio. Como Trend Analyst, analiso nào apenas o design dos mòveis, materiais e conjunto comercial mas tambèm como evolui o nosso…

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lifestyle, jà que ele è um bom termòmetro para tanto, sendo um catàlogo global. A primeira reflexào entào, paradoxalmente,  è que ele nào è de fato, global. A capa que sai na Itàlia (link catalogo Ikea 2016) tem como conceito “Gustati la vita. Ogni giorno” (Saboreie a vida. Todos os dias) enquanto que na França è “Les petites choses font les grands moments” (As pequenas coisas fazem os grandes momentos). Nenhuma diferença substancial, mas um foco diferente, mesmo que seja dentro do tema Gastronomia +Vida Simples=Enjoy it!

Quando a Ikea lança um novo catàlogo, è claro que junto dele vem um novo spot de TV, para dar o tom àquilo que iremos receber e ver nas lojas logo mais. Este ano foi o spot #gustatilavita, que vocè pode ver abaixo, que nos brinda com uma viagem sensorial que inicia com o degustar de uma marmelada de mirtilo. Grande sacada, pois è realizada por uma brand que nào fala de alta qualidade, baixo preço ou de artesàos que trabalham para ela (ela nào tem nenhum destes itens, e sabemos!) mas sim, de experièncias pessoais.

Começando a nossa anàlise do interior do catàlogo, que è uma grande viagem no mundo do mobiliàrio e acessòrios, vemos tantas cozinhas (da pàgina 10 a pàgina 50), muitos acessòrios novos para esta (pag. 178 a pag. 188), entre alguns de grande inovaçào, e alta gama e excelente design que atè agora eu sò tinha encontrado a preços estratosfèricos na Eataly Milano, com uma atençào especial ao trend atual na gastronomia que è a pasticceria e apòs, a panificaçào.

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Para concluir nesta parte, è interessante notar uma substancial reduçào no mood ètnico dos acessòrios, como os acessòrios especìficos para cozinha indiana, japonesa, americana, etc entrando em cena uma cozinha global, onde se pode ter na mesma refeiçào sushi e pasta com sugo de pomodoro.

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Todo o ano o catàlogo me serve tambèm para ler certas mutaçòes sociais e este de 2016 fornece algumas situaçòes. A que mais està presenta e que devo trazer aqui è a da famìlia, por exemplo. Nas 326 pàginas nào vemos uma famìlia dita tradicional (màe+pai=filhos) e sim pai e filho, màe e filha, filhos e avòs, etnias diversas e grupos intergeracionais de amigos. Como aliàs, è a realidade, mesmo que alguns fundamentalistas digam que nào.

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Em relaçào ao quarto das crianças, a diferença do passado, vejo mais camas, o que me leva a crer que ao menos a Ikea acredita em um crescimento da taxa demogràfica na Europa. Por outro lado reconfirma a trend de casas sempre mais pequenas, mas com espaços cada vez mais multifuncionais, como sala e cozinha, sala e studio, quarto e sala, etc.

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E se nos ùltimos anos ela focalizava na tecnologia e nas mudanças que os produtos iriam realizar na casa, hoje tudo isso foi sedimentado pelo aspecto mais naturalista dos materiais e acessòrios. A tecnologia està presente mas nào invade o espaço. E aqui entra o grande sucesso dos carregadores que sào inseridos discretamente no mobiliàrio ou mesmo nos serviços de mesa, como a toalha abaixo (achei um charme!). O que acontece? O espaço de jogos para crianças se reduz, jà que todos estào conectados no tablet ou smartphone do papai!!!

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A cromaticidade presente no catàlogo nos confirma o que venho tratando por aqui hà um bom tempo, ou seja, o retorno da terra nos seus aspectos matèricos e cromàticos, tendo o verde como fil rouge que conduz quase todas as novas coleçòes, principalmente as belas Sinnerlig com o banco em cortiça e muitos outros em madeira e Möckelby, mesa de quèrcia que parece antiga mas com uma perfeiçào formal muito moderna.

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O mood conceitual de Ikea està dentro da trend Natura Morta (abaixo a cover de uma coleçào nova) que iremos explorar no nosso pròximo ebook.

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A livraria Billy continua mas renovando-se: inseriram bordas arredondadas para proteger as crianças e uniu-se a outros modelos para se tornar ainda mais polièdrica. Entre os objetos mais icònicos deste ano penso que seja o Rimforsa, simples mas belo suporte funcional em madeira de bambu para livros ou tablets mas que pode ser usado tambèm no binàrio de metal da cozinha para o livro (ou vìdeo no iPad) de receitas.

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Alguma dùvida de que a Gastronomia e os Livros sào a nova paixào de Ikea? Eu nunca tive!

 

 

 

Sobre Fah Maioli

A coolhunter e trend analyst Fah Maioli pesquisa, analisa e compartilha as tendências comportamentais e projetuais que influenciam o desenvolvimento de produtos e serviços no design e na moda. Vive em Milão e possui um Master in Gestione del Processo Creativo (IULM Milano), é especialista em Trendsetting (IED Milano), em Design de Produto (UCS CxSul) e há mais de uma década atua nos mercados italiano, brasileiro e americano. Recentemente participou como relatora no TEDx, no Mobile For Future e fui a única brasileira convidada a falar no WorkstyleTalking na Hermann Miller a Milão.
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