[ tendências ] Uma HOMI colorida e (ainda) vintage

Novidades interessantes que acabei de ver na HOMI jà estào me deixando curiosa para a Maison & Objet e Salone. Infelizmente, atè Abril, nào poderei manifestar aqui nenhuma afirmaçào do tipo “o Design em 2015 è isso ou aquilo” pois ainda faltam estas duas feiras trendsetters para cobrir. Mas, com esta, que apresenta o que està “em alta” na decoraçào de interiores e acessòrios internos, jà podemos começar a ter uma idèia do mood no Design neste ano:

imm cologne 2015

MAIS COR, TECNOLOGIA E PERFUMES na CASA DO FUTURO:

De forma muito generalista, percebi uma maior tendència à casa eco-sustentàvel, nào apenas nos materiais mas tambèm nos consumos; soluçòes de mobiliàrio sempre mais versàteis e capazes de uma adaptaçào a metragens limitadas e eletrodomèsticos que aprenderam a dialogar entre eles, concretizando a smart home que antecipei hà tempos.

As formas novas ainda resistem a encontrar espaço (mas existem, como vemos acima em stand na Imm Cologne deste ano), talvez por estarem cada vez mais submissas à estètica retrò – lembremos que o vintage nào è uma moda, e sim virou um lifestyle – principalmente em momentos onde a escolha de reciclar e reutilizar objetos e mobiliàrios em modo criativo pode ser uma òtima receita anti-crise.

Fora isso, de forma especìfica nesta HOMI (ex-MACEF), chamou-me atençào, sempre dentro destas primeiras observaçòes, os acessòrios de mobiliàrio feitos em papel ondulado da NextMade (nascido de NextMaterials, uma spin-off do conhecido Consorzio Interuniversitario Nazionale per la Scienza e Tecnologia dei Materiali (INSTM) e Ghelfi Ondulati). 

nextmade homi 2015

No pavilhào dedicado a home textiles gostei muito da coloradìssima linha para banho, cama e cozinha que a Pantone lançou em parceria com a italiana Bassetti.

Basseti e Pantone

Na àrea kitchen, os stands de Lagostina, Pensofal, Ballarini e Bialetti colocaram em vitrina as ùltimas novidades para as novas rainhas da casa que vem de encontro à tendència gastronòmica do naturalismo (que pode ser tanto comer coisas cruas ou cozidas em materiais naturais) com objetos como panelas revestidas em pedra! Smeg e KitchenAid apresentaram produtos interessantes (parecem pequenos robots como o Cook Processor Artisan de KitchenAid na imagem abaixo) mas que nào representaram grandes novidades assim como Villeroy & Boch. Porèm todas continuam posicionando seus produtos no no segmento alto e luxo.

1421404708775_5kcf0103_er_artisan_cookprocessor_3-4_switchon

Sobre Fah Maioli

A coolhunter e trend analyst Fah Maioli pesquisa, analisa e compartilha as tendências comportamentais e projetuais que influenciam o desenvolvimento de produtos e serviços no design e na moda. Vive em Milão e possui um Master in Gestione del Processo Creativo (IULM Milano), é especialista em Trendsetting (IED Milano), em Design de Produto (UCS CxSul) e há mais de uma década atua nos mercados italiano, brasileiro e americano. Recentemente participou como relatora no TEDx, no Mobile For Future e fui a única brasileira convidada a falar no WorkstyleTalking na Hermann Miller a Milão.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *