Revelando as tendências da Eurocucina 2014

Daqui a pouco seremos literalmente invadidos por milhares de turistas, em sua maioria empresários, designers e curiosos do que o melhor do Design Made in Italy pode oferecer na tào esperada Eurocucina. Assim, jà que estamos sempre por dentro do que os grandes players irào mostrar – antecipar è um dos trabalhos de um Trend Analyst – vamos mostrar aqui no blog o que serà visto na feira de Rho. Vejamos:

eurocucina tiff

A célebre cozinha italiana tem muita sabedoria antiga, matérias-primas de grande qualidade e um resumo da antiga tradição de artesanato. Fogões, fornos e móveis que os compradores internacionais, grandes chefs gourmet e os profissionais da àrea visitam para admirar. Mas, quais são as tendências ?

Toncelli, Invisibile, con sovrastante cappa; l’intera superficie dei mobili diffonde la musica distribuendola nell’ambiente

A tecnologia está se tornando cada vez mais importante, como a que vai apresentar Toncelli na sua Invisible, onde introduz a cozinha que através de um sistema reproduz música em toda a superfície de móveis e equipamentos e distribui-lo a 360° no ambiente. Além disso, Internet, touchscreen, Wi-Fi e câmeras para monitorar são cada vez mais difundidas. As bancadas estão cada vez mais seguindo o náutico e astronáutica (conforme antecipei hà dois anos aqui) para dar, junto com a nanotecnologia (como nos aços de Whirlpool), um acabamento ultra-resistente e fácil de limpar, essencial para os entusiastas do desempenho e apaixonado pela experimentação culinária.

Os aparelhos são reforçadas por APPs, e o conceito iPhone prevalece no impacto estético sobre os móveis. Que, por sua vez, assumem pela primeira vez a função de suporte para aparelhos eletrônicos como acontece para as mesas equipadas (e não mais ilhas tradicionais) de Elmar (abaixo), TMItalia e Bulthaup (imagens no final deste post) , em torno do qual os convidados seguem a preparação e degustação, e podem cozinhar, comer, falar, ouvir música e navegar na internet.

Elmar, design Ludovica+Roberto Palomba,elegantissimo tavolo di cristallo con incastonati grandi bruciatori a gas

A TMItalia (abaixo) usa a automação na cozinha para aqueles que querem ter tudo ao seu alcance e foi construída uma grande mesa cenogràfica do qual saem através de rolagem o fogão, pia com torneira enquanto em uma espécie de capô retrátil ao deslizar para tràs controla as portas do armário, onde estão todos os aparelhos eletrônicos. Tudo controlado remotamente ou simplesmente tocando uma tela sensível ao toque.

TMItalia Manifattura Sartoriale1

E os pequenos aparelhos, como processadores de alimentos, máquina de café, o fatiador são colocados em compartimentos com diferentes soquetes de segurança para múltiplos dispositivos.

PAPILLON Lavello motorizzato 004

Jà a Diamond de Brummel (acima e abaixo) retoma um estilo elegante num concentrado de tecnologia: cooktop vitrocerâmico, máquina de fazer gelo e mini-pia. Uma outra tendência Eurocucina 2014 è que os eletrodomésticos cada vez maior, que, para serem valorizados, agora nào precisam mais ser escondidos.

PAPILLON II vista 026

Mas nem tudo è hi-tech, ainda existe (e muito) espaço para a “cucina della nonna”, como as belas cozinhas grandes em aço inox, latão e esmalte, fabricadas entre Emilia Romagna e Veneto por empresas super especializadas como por exemplo a Fratelli Bertazzoni. 

Bertazzoni

Que ganhou com sua linha Professional, uma free standing laranja (ao lado) mais um prêmio de design em Chicago, o Good Design Award.

Mais novidades? Agora teremos que esperar pelo nosso Coolhunting na feira. E se vocè nào puder visitar Rho este ano, nào se preocupe, traremos aqui todos os lançamentos do setor!

Nas imagens abaixo, alguns lançamentos da Bulthaup e Ernestomeda.

  Elmar, design Ludovica+Roberto Palomba,elegantissimo tavolo di cristallo con incastonati grandi bruciatori a gas Ernestomeda, Icon, con piano di cottura a gas e canale attrezzato per tutti gli strumenti di cottura Ernestomeda, Icon, vano per piccoli elettrodomestici con prese di sicurezza

Sobre Fah Maioli

A coolhunter e trend analyst Fah Maioli pesquisa, analisa e compartilha as tendências comportamentais e projetuais que influenciam o desenvolvimento de produtos e serviços no design e na moda. Vive em Milão e possui um Master in Gestione del Processo Creativo (IULM Milano), é especialista em Trendsetting (IED Milano), em Design de Produto (UCS CxSul) e há mais de uma década atua nos mercados italiano, brasileiro e americano. Recentemente participou como relatora no TEDx, no Mobile For Future e fui a única brasileira convidada a falar no WorkstyleTalking na Hermann Miller a Milão.
Esta entrada foi publicada em Coolhunting Fah Maioli, Eurocucina, Feiras Internacionais, Inputs Fuorisalone, Salone del Mobile, Trends Projetuais e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *