O estilo vintage de Mad Men influenciando o design de interiores

Confesso que Mad Men é a única série televisiva que me coloca à frente da TV! E não é à toa, segundo a Entertainment Weekly, essa é uma das 100 melhores séries produzidas pela TV nesse século. Se é uma unanimidade não importa, o que quero trazer aqui é a sua grande influência no design de interiores, que é o que interessa aqui no blog.

Mad Men Style na Moda

Na moda, a série tem dado grandes inputs criativos a muitos designers, servindo de referência em muitas coleções. Acima, imagem do casting com seu estilo 1950-1960. 

Corre a voz pequena que um dos grandes motivos de seu sucesso, justamente na crise de inspiração que vive Hollywood, é porque esta série conta nos mínimos detalhes a história da América contemporânea, trazendo os importantes anos 1960 e toda a sua forma de comunicação, relacionamentos de trabalho, moda de massa e design de interiores, que na época estavam se cristalizando de forma jamais vista antes.

O escritório de Don Draper

Fui tomando nota do mobiliário que vi e trago aqui para vocês o que reparei naquele que considero o coração pulsante da série, ou seja, o escritório do personagem principal,  Don Draper. Todo o mobiliário é em perfeito Style 60’s EUA. Destaco:

DON-DRAPERS-EAMES-CHAIRS-3-1024x782
– A cadeira Time-Life Executive Chair de Hermann Miller, desenhada por Charles e Ray Eames (acima, três exemplares) em 1960 para o lobby do Time & Life Building (1959) na 6th Avenue – Avenue of the Americas. Em couro preto, foi renomada como “Bobby Fischer”, campeão de xadrez que em 1972 venceu contra o soviético Boris Spassky.

Peter Hvidt & Orla Mølgaard Nielsen

– As demais cadeiras são geralmente em madeira e vime, de proveniência nórdica, desenhadas por (pouco conhecidos no Brasil) Peter Hvidt & Orla Mølgaard Nielsen para France & Daverkosen em 1953. Utilizadas maciçamente à época, elas são famosas por seu mix de materiais realmente inovador. Hoje são uma raridade, mas encontrei algumas peças aqui em Milão no Monica Unger Studio (www.monikaunger.it) que as tem em catálogo.

Roger Sterling’s Escritòrio Minimalista

– Já o amigo de Don, Roger Sterling, tem em seu escritório minimalista a clássica Saarinen Tulip Table com uma Artemide Nesso Table Lamp. Tudo em branco, como deve ser rigorosamente um estilo minimal (começando a explodir na época, como vimos aqui).

boxy_full

– Já em sofás vemos o onipresente modelo acima, que a empresa Futurama chama de Boxy, e que pode ser solicitado online no site. A empresa de Los Angeles é especializada em (veja você!) “reproduction mid-century modern furniture”. Pode? Adorei.

No início da nova temporada do seriado, voltarei com o mobiliário da casa de Don Draper. Não perca!

Sobre Fah Maioli

A coolhunter e trend analyst Fah Maioli pesquisa, analisa e compartilha as tendências comportamentais e projetuais que influenciam o desenvolvimento de produtos e serviços no design e na moda. Vive em Milão e possui um Master in Gestione del Processo Creativo (IULM Milano), é especialista em Trendsetting (IED Milano), em Design de Produto (UCS CxSul) e há mais de uma década atua nos mercados italiano, brasileiro e americano. Recentemente participou como relatora no TEDx, no Mobile For Future e fui a única brasileira convidada a falar no WorkstyleTalking na Hermann Miller a Milão.
Esta entrada foi publicada em Contaminação Moda & Design, Coolhunting Fah Maioli, Sem categoria, Trends Office e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *